Como Elevar a Autoestima das Crianças

||Como Elevar a Autoestima das Crianças

Recentemente escrevi um texto com o título “Como detonar a autoestima da criança”. Diariamente atendo com a EFT (Técnica para Autolimpeza Emocional – Clique Aqui e solicite o Manual Gratuito para aprender a eliminar emoções e pensamentos negativos em minutos!) pessoas com diversos problemas de autoestima causados em grande parte pelo relacionamento com os pais. Obviamente, o texto tem o caráter irônico de descrever as atitudes negativas dos adultos que destroem a autoestima e todas as justificativas usadas para embasar tais atitudes. Dessa forma, o leitor identifica o que ele faz de negativo com os filhos, e identifica também o que sofreu durante a própria infância. É uma forma de conscientizar usando a linguagem inversa.

Algumas poucas pessoas não entenderam esse caráter do texto. Vou escrever o artigo de uma forma positiva para que não restem dúvidas sobre como fazer para ajudar as crianças.

Abandone as críticas e comece a elogiar: Quando damos atenção a alguma coisa, nós a alimentamos e a tendência é que ela cresça. Criticar a criança é dar atenção a seu lado negativo, o que o fortalece. A criança deseja atenção. Elogiar é uma forma de dar atenção positiva, assim você preenche o anseio da criança e a tendência é que ela faça mais coisas para ser elogiada e ganhar mais atenção. A crítica é uma atenção negativa, mas ainda assim é um tipo de atenção. Para a criança, é melhor a atenção negativa do que nenhuma atenção. A Ausência de elogios e críticas é a própria indiferença.  Por isso, se você não elogia, ou seja, não dá a atenção positiva, a criança vai buscar atenção de outras formas. A forma mais fácil de recebê-la é praticando coisas negativas pois os pais facilmente se irritam e começam a brigar e criticar. Assim, a criança é reconhecida e se sente alguém, mesmo que seja através de algo negativo.

Pare de descontar suas frustrações nas crianças: Temos uma tendência de descontar nossas frustrações nas pessoas mais próximas. Se as consequências são terríveis para os relacionamentos adultos, imagine então para as crianças…Elas começam a sentir que são um estorvo e que são culpadas pelos sofrimentos dos pais. Crescem medrosas e extremamente inseguras.

Permita que seu filho tente, erre e acerte: Seria bom se pudéssemos criar nossos filhos de forma perfeita e evitar para eles todo tipo de sofrimento, não é mesmo? Não, não seria. Faz parte do crescimento, do fortalecimento da autoestima o processo de tentativa e erro. A experiência é que traz a autoconfiança. Deixe que a criança faça sozinha, oriente no que for necessário quando ela pedir ajuda. Quando os filhos são muito pequenos temos que fazer mais por eles. Mas eles crescem, precisam começar a comer sozinhos, tomar banho, escolher as roupas. E quando crescerem mais, vão precisar aprender a fazer outras escolhas: Namoros, amizades, cursos, esportes e etc. Filhos de pais que fazem tudo por eles, tudo que os próprios filhos necessitam fazer, são normalmente pessoas extremamente inseguras.

Relaxe um pouco nas cobranças: Normalmente aqueles pais que cobram demais são os mesmos que também não elogiam. Você cobra, a criança faz, mas por mais que ela faça, os níveis de exigência aumentam e você cobra mais ainda. É sufocante. A sensação da criança é que ela nunca é boa o suficiente. Nem precisa dizer o quanto isso interfere na autoestima e prejudica a vida profissional e pessoal quando adulto. Os mais estudiosos e mais organizados nem sempre são os mais bem sucedidos na vida. É claro que são coisas importantes, mas não é tudo. Muitas pessoas não se enquadram nos moldes e métodos da escola e da sociedade, passando uma impressão de que são inadequados e não serão bem sucedidas por isso. No entanto, essas pessoas se tornam muitas vezes profissionais acima da média. A citar o meu exemplo, sempre fui um aluno muito mais ou menos a vida inteira. A julgar pelo meu histórico escolar, hoje eu deveria ser um profissional medíocre, mas não foi isso que aconteceu. E é assim com vários exemplos que conheço. Boa parte das pessoas bem sucedidas não foram exemplos brilhantes durante a infância ou adolescência.

Abandone o hábito de comparar negativamente os filhos a outras crianças e pessoas: Esse método funciona da mesma forma que a crítica: Ressalta os aspectos negativos dando atenção a eles. Normalmente se usam frases do tipo: “Seu irmão faz tal coisa e você não consegue…Veja fulano, filho da vizinha, é tão estudioso…”Os pais que fazem isso costumam elogiar muito pouco. A criança se sente inferiorizada, pois todo mundo é melhor do que ela, tem qualidades, e ela não. Ela fica numa busca incessante por reconhecimento e aprovação dos pais.

Abandone o hábito de criticar seus filhos na frente de outras pessoas: Essa é uma das formas mais nocivas de crítica. Fica profundamente marcada nas emoções. Ela se sente humilhada, não sabe se defender e nem consegue entender o que se passa, o que acaba levando a uma autoestima muito baixa. Muitos pais tem esse hábito irresistível de falar mal dos filhos na frente de outras  pessoas. Alguém já viu isso funcionar no sentido de melhorar o comportamento do filho? Eu duvido. Cria apenas raiva, insatisfação e piora os relacionamentos.

Deixe de lado a chantagem emocional: Esse método é fruto da insegurança do adulto que sente que precisa manipular a criança para que ela aja conforme sua vontade. Faz os filhos se sentirem culpados. A culpa acumulada é extremamente nociva para autoestima. A criança vira um robô que tenta sempre atender as expectativas para não se sentir culpada.

Deixe  o seu filho ser o que ele quiser: O papel do filho não é dar continuidade a vida dos pais, nem o de realizar as coisas que os pais não conseguiram. A maneira de você resolver as suas frustrações é lidando com elas. Recomendo fazer EFT pois ajuda muito, conseguimos limpar todos esses sentimentos guardados. Os filhos podem ter aspirações semelhantes aos pais, mas podem também desejar seguir caminhos bem diferentes. É possível ser bem sucedido em qualquer profissão, é possível também ser feliz em qualquer área. Deixe seu filho ser o que ele quiser ser e o apoie. Liberte-se das crenças de que tal profissão é ruim, que não dá dinheiro e etc… Para citar o meu exemplo mais uma vez, deixei a profissão de engenheiro e segui como terapeuta e professor de EFT (Clique Aqui e solicite o Manual Gratuito). E hoje minha vida financeira é muito melhor que antes, sem contar a satisfação que tenho com o meu trabalho e a felicidade e realização que isso me traz.

Um forte abraço!

André Lima.

PS.: Se você gostou desse artigo e acredita que esse conhecimento pode ajudar outras pessoas, então clica em Curtir em algum lugar dessa página. Vou ficar muito grato a você!


EFT: A MAIS PODEROSA FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E AUTOCURA DO SÉCULO XXI!

Aprenda essa Técnica incrível para Identificar e Eliminar Programas Sabotadores Inconscientes que Prejudicam sua Vida em todas as Áreas: Saúde, Relacionamento, Profissional e Financeira.

SOLICITE SEU MANUAL COMPLETO DA EFT AGORA MESMO!

 

2 Comments

  1. Luiza Maria souza silva 1 de agosto de 2015 at 02:56 - Reply

    Amei o texto,uma lição para mim pois sou avó de uma menina de 9 anos crio desde que nasceu,hoje realmente é isso que acontece críticas apesar de elogiar as vezes comparo com outras crianças,amo muito nas acho que não tenho estrutura para dar conta.Agradeço pela forçatenho certeza que vou superar e continuar ajudando minha princesa!Fico grata a Jacyara pela grande ajuda,também o REIKI que tem me incentivado muito.Gratidão!Namasté!

Leave A Comment

Seja muito bem-vindo!

Seja muito bem-vindo ao Portal de Autoconhecimento e Desenvolvimento Humano do Instituto EFT Brasil! Aqui você vai poder acessar vários conteúdos gratuitos, em diversos formatos (E-books/PDF, Vídeo Aulas, Artigos Texto/Vídeo, Workshops e mais) que vai ajudar a transformar verdadeiramente a sua vida. Sua forma de ver, pensar, sentir e agir nunca mais serão as mesmas porque uma mente que se expande jamais retorna ao seu tamanho inicial. Assine nossa Lista VIP e receba nossas dicas exclusivas para desenvolver toda e qualquer área de sua vida pra que você tenha sucesso e prosperidade, quer seja em sua saúde física ou emocional, nos seus relacionamentos pessoais ou profissionais, ou mesmo em sua vida profissional e financeira. Saiba que você pode contar conosco hoje e sempre. Juntos somos muito mais fortes! Quer ir mais rápido? Vá sozinho. Quer ir mais longe? Venha conosco!

Sobre o IEB:

O INSTITUTO EFT BRASIL (IEB) acredita que todo ser humano tem um poder interno ilimitado para superar toda e qualquer adversidade e é o único ser vivo capaz de criar sua própria realidade. A chave para desbloquear esse poder interno ilimitado é o Autoconhecimento e o Desenvolvimento Pessoal e a ferramenta certa pra isso é a EFT, pois ela trata as verdadeiras causas dos problemas, por mais profundas que sejam, e restaura o nosso equilíbrio interno e externo. Nossa missão e o nosso trabalho é ajudar a criar um mundo melhor através de cada pessoa que ensinamos a construir uma vida mais feliz, com mais saúde física e emocional, melhores relacionamentos, sucesso e prosperidade. Desde já saiba que é possível termos tudo isso ao mesmo tempo sim: Saúde, ótimos relacionamentos, Sucesso, Prosperidade e Felicidade. Não temos que escolher entre uma coisa e outra. É exatamente isso que nós vamos ensinar para você!

O Que é EFT?

EFT é a Técnica de Desenvolvimento Humano e Autoconhecimento mais revolucionária do Século XXI. Ela é extremamente poderosa e ao mesmo tempo muito simples de se aprender e aplicar. Sua eficiência para desbloquear a mente humana e promover cura é incrível. EFT é a abreviação de Emotional Freedom Techniques que traduzido significa Técnica de Libertação Emocional. Ela ajuda a reconfigurar o nosso cérebro, rearranjando as redes neurais, através da desprogramação de crenças limitantes e eliminação de emoções negativas impregnadas na mente inconsciente e no nosso corpo, e que são responsáveis por vários processos de autossabotagem. Esses processos influenciam, de forma silenciosa e imperceptível, nossas escolhas e ações, e por tanto nossos resultados. Para que você possa entender melhor tudo isso, recomendo que você Leia nossos Artigos e Baixe nosso Manual Gratuito da EFT.

COMO A EFT PODE AJUDAR VOCÊ?

A EFT é uma Técnica tão versátil que pode ajudar em qualquer área de sua vida. É que ao eliminar suas crenças limitantes e emoções negativas, as quais geram os processos sabotadores inconscientes que influenciam suas escolhas e ações, você passa a ter um entendimento mais profundo, mais limpo, mais real, dos fatos. Assim, sua capacidade, sua habilidade, seu autocontrole, sua clareza, para lidar com as adversidades, sejam pessoas, circunstâncias ou situações conflitosas, ficam mais desenvolvidos e você consegue ter mais domínio sobre o que acontece em sua vida e, é claro, melhores ações e resultados. Nossas emoções e crenças afetam o funcionamento do nosso cérebro, da nossa mente, e isso altera até mesmo nossa fisiologia, a química e o funcionamento do nosso corpo. Imagine você 100% no controle de qualquer situação! Isso é apenas um dos benefícios que você vai ter com a EFT!

error: Conteúdo Protegido!!