O Que o Medo de Ser Feliz e a Procrastinação Têm a Ver com Autossabotagem?

||O Que o Medo de Ser Feliz e a Procrastinação Têm a Ver com Autossabotagem?

Recentemente, recebi duas perguntas muito interessantes sobre autossabotagem:

1 – “André, a autossabotagem e a procrastinação andam sempre juntas, e se tem diferença, como desfazê-la?”

2 – “A autossabotagem também é uma forma de termos medo da felicidade? Hoje estou sozinha e venho percebendo como eu me afasto das coisas boas… Por quê?”

Vou responder na ordem.

Procrastinar significa adiar aquilo que a gente sabe que é preciso fazer, mas não fazemos no momento. Pode ser uma obrigação, uma tarefa chata que você fica adiando porque não dá prazer de fazer: Pagar uma conta, consertar alguma coisa, faxinar, organizar, fazer o relatório, escrever a tese… Mas pode ser também algo que poderia melhorar muito a sua vida, e você simplesmente deixa pra depois: Fazer aula de dança; Começar um trabalho de autoconhecimento; Fazer exercício; Fazer um curso, etc..

Procrastinar faz parte dos mais variados processos de autossabotagem, é uma das muitas facetas e talvez seja a mais comum. Todas as vezes que você procrastina, você está se sabotando, causando algum mal pra você mesmo: Causa o estresse de deixar tudo pra última hora, gera o risco de pagar algo com multa, deixa bagunça e a desorganização tomarem conta tornando a sua vida mais difícil… A autossabotagem é mais abrangente do que procrastinação.

Sim, também tem como acabar com a procrastinação. Ela não acontece por obra do acaso. Sentimentos de opressão podem nos deixar paralisados e assim podemos adiar muitas coisas, pra sentir um alívio ilusório bem temporário.

Eu digo ilusório e temporário pois a tensão interna cresce, já que, no fundo, você sabe o que não fez e que vai ter que fazer depois, ou então, sabe que não fazer vai trazer algum prejuízo. Quando você pensa em fazer aquilo está procrastinando, surge um desconforto. Pra não sentir o desconforto você deixa pra depois. E quando você deixa pra depois surge o alivio temporário, mas na verdade, a tensão inconsciente cresce.

O excesso de estresse, muitos afazeres, podem nos levar a nos sentirmos oprimidos, e aí procrastinamos. Mas não é só isso. Vários sentimentos negativos podem gerar também procrastinação. Por exemplo: Uma pessoa que foi abandonada na infância pode carregar sentimentos que ela não tem valor, e por isso desenvolve uma crença de que não merece uma vida melhor (Uma coisa negativa dá origem a outra…). E por causa desse não merecimento, adia de forma indefinida, a matrícula em um curso que poderia lhe proporcionar mais renda e uma vida mais tranquila. Ou simplesmente adia as férias, e nunca encontra tempo pra cuidar de si.

O medo também é um grande causador da procrastinação. Podemos deixar de ir ao médico; Adiar um exame; Deixar aquela conversa desagradável pra depois; Adiar o pedido de aumento… Tudo por medo.

O que aconteceria se você removesse o estresse, ou se você curasse os sentimentos de abandono e medo? A procrastinação desapareceria e a pessoa conseguiria fazer tudo que tem pra ser feito, sem esforço. E com a Técnica da EFT (Técnica para Autolimpeza Emocional – Clique Aqui e solicite o Manual Gratuito para aprender a eliminar emoções e pensamentos negativos em minutos!) essa limpeza e cura de emoções negativas pode ser feito de uma forma muito eficaz e rápida na maioria dos casos. Por isso é possível acabar sim com a procrastinação.

Agora vou responder a segunda pergunta: O medo de ser feliz pode gerar comportamentos sabotadores. Esse é o caso da leitora que fala que está ficando sozinha e se afastando das coisas boas, sem saber por quê. É também difícil eu responder porque ela faz isso, pois o medo de ser feliz pode ter inúmeras causas diferentes. Por exemplo: Se a pessoa teve sempre uma vida de muito sofrimento, a mãe também era infeliz, é até natural que ela se acostume com essa infelicidade e tenha medo de ser feliz, e se afaste de coisas boas pra causar sofrimento.

Isso ocorre porque acabamos nos acostumando a viver de uma certa maneira, que, mesmo sendo sofrida, é o que conhecemos. E o que conhecemos pode ser mais confortável de certa forma, mesmo que seja algo sofrido. Estranho não? Pois é assim que funciona.

É como se a pessoa pensasse assim: “É melhor essa vida que eu já conheço, que é sofrida, mas já sei como é, do que uma vida supostamente melhor, mas que eu não sei como é”. E aí podem ainda surgir vários medos extras: E se essa vida supostamente melhor, não for melhor? E se ficar pior do que está agora? Pra que arriscar? Eu já sei lidar mesmo com isso que tenho hoje… E se ficar melhor e depois eu perder e voltar a ficar como antes? Vai ser uma decepção, melhor ficar como está agora…

Todos esses pensamentos podem estar ligados ao medo de ser feliz. O medo de arriscar, o medo de sair da zona de conforto, tudo isso também faz parte do complexo tema que é do da autossabotagem. Realmente não é fácil desvendar tudo isso por conta própria. Eu demorei muitos anos pra descobrir tudo isso. 

Convido você a aprender como utilizar a EFT pra que você possa eliminar emoções negativas (Medo, mágoa, trauma, culpa, ansiedade, raiva, tristeza, abandono…), pensamentos negativos e crenças limitantes. Clique Aqui e solicite o Manual Gratuito pra aprender agora!

 

Um forte abraço!
André Lima.


PS.: Se você gostou desse artigo e acredita que esse conhecimento pode ajudar outras pessoas, então clica em Curtir em algum lugar dessa página. Vou ficar muito grato!


EFT: A MAIS PODEROSA FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E AUTOCURA DO SÉCULO XXI!

Aprenda essa Técnica incrível para Identificar e Eliminar Programas Sabotadores Inconscientes que Prejudicam sua Vida em todas as Áreas: Saúde, Relacionamento, Profissional e Financeira.

SOLICITE SEU MANUAL COMPLETO DA EFT AGORA MESMO!

 

One Comment

  1. leda 24 de agosto de 2014 at 23:42 - Reply

    Interessante. A procrastinação gera muitos problemas e sentimentos negativos, inclusive o remorso.

Leave A Comment

Seja muito bem-vindo!

Seja muito bem-vindo ao Portal de Autoconhecimento e Desenvolvimento Humano do Instituto EFT Brasil! Aqui você vai poder acessar vários conteúdos gratuitos, em diversos formatos (E-books/PDF, Vídeo Aulas, Artigos Texto/Vídeo, Workshops e mais) que vai ajudar a transformar verdadeiramente a sua vida. Sua forma de ver, pensar, sentir e agir nunca mais serão as mesmas porque uma mente que se expande jamais retorna ao seu tamanho inicial. Assine nossa Lista VIP e receba nossas dicas exclusivas para desenvolver toda e qualquer área de sua vida pra que você tenha sucesso e prosperidade, quer seja em sua saúde física ou emocional, nos seus relacionamentos pessoais ou profissionais, ou mesmo em sua vida profissional e financeira. Saiba que você pode contar conosco hoje e sempre. Juntos somos muito mais fortes! Quer ir mais rápido? Vá sozinho. Quer ir mais longe? Venha conosco!

Sobre o IEB:

O INSTITUTO EFT BRASIL (IEB) acredita que todo ser humano tem um poder interno ilimitado para superar toda e qualquer adversidade e é o único ser vivo capaz de criar sua própria realidade. A chave para desbloquear esse poder interno ilimitado é o Autoconhecimento e o Desenvolvimento Pessoal e a ferramenta certa pra isso é a EFT, pois ela trata as verdadeiras causas dos problemas, por mais profundas que sejam, e restaura o nosso equilíbrio interno e externo. Nossa missão e o nosso trabalho é ajudar a criar um mundo melhor através de cada pessoa que ensinamos a construir uma vida mais feliz, com mais saúde física e emocional, melhores relacionamentos, sucesso e prosperidade. Desde já saiba que é possível termos tudo isso ao mesmo tempo sim: Saúde, ótimos relacionamentos, Sucesso, Prosperidade e Felicidade. Não temos que escolher entre uma coisa e outra. É exatamente isso que nós vamos ensinar para você!

O Que é EFT?

EFT é a Técnica de Desenvolvimento Humano e Autoconhecimento mais revolucionária do Século XXI. Ela é extremamente poderosa e ao mesmo tempo muito simples de se aprender e aplicar. Sua eficiência para desbloquear a mente humana e promover cura é incrível. EFT é a abreviação de Emotional Freedom Techniques que traduzido significa Técnica de Libertação Emocional. Ela ajuda a reconfigurar o nosso cérebro, rearranjando as redes neurais, através da desprogramação de crenças limitantes e eliminação de emoções negativas impregnadas na mente inconsciente e no nosso corpo, e que são responsáveis por vários processos de autossabotagem. Esses processos influenciam, de forma silenciosa e imperceptível, nossas escolhas e ações, e por tanto nossos resultados. Para que você possa entender melhor tudo isso, recomendo que você Leia nossos Artigos e Baixe nosso Manual Gratuito da EFT.

COMO A EFT PODE AJUDAR VOCÊ?

A EFT é uma Técnica tão versátil que pode ajudar em qualquer área de sua vida. É que ao eliminar suas crenças limitantes e emoções negativas, as quais geram os processos sabotadores inconscientes que influenciam suas escolhas e ações, você passa a ter um entendimento mais profundo, mais limpo, mais real, dos fatos. Assim, sua capacidade, sua habilidade, seu autocontrole, sua clareza, para lidar com as adversidades, sejam pessoas, circunstâncias ou situações conflitosas, ficam mais desenvolvidos e você consegue ter mais domínio sobre o que acontece em sua vida e, é claro, melhores ações e resultados. Nossas emoções e crenças afetam o funcionamento do nosso cérebro, da nossa mente, e isso altera até mesmo nossa fisiologia, a química e o funcionamento do nosso corpo. Imagine você 100% no controle de qualquer situação! Isso é apenas um dos benefícios que você vai ter com a EFT!

error: Conteúdo Protegido!!