Por Que Meus Relacionamentos Acabam do Nada?

6 Flares Facebook 0 Google+ 6 6 Flares ×

Eu recebi essa pergunta de uma seguidora. Ela disse o seguinte: “Me considero uma pessoa bonita e interessante. Meus relacionamentos começam indo muito bem, porém, do nada, a pessoa perde o interesse, se afasta, e o relacionamento acaba do nada. Por que isso acontece?

Parece um mistério. As vezes a pessoa acha que existem forças ocultas que levam a isso. Não parece ter sentido lógico. Tenho uma conhecida que não consegue manter relacionamentos saudáveis por muito tempo. A explicação que ela arranjou pra isso, é que é um tipo de karma de vidas passadas que ela está pagando, e por isso nasceu pra ser sozinha.

Quando eu investigo esses casos mais a fundo invariavelmente encontro sequelas na autoestima como sendo a base do problema. É exatamente o que eu vejo nessa conhecida minha que eu citei, que acha que o problema dela é um karma de vidas passadas. Ela tem sérias dificuldades na autoestima, mas, não tem a menor consciência disso e acredita que não tem solução nessa vida. Uma pena!

A autoestima é afetada por situações do passado, na infância principalmente, onde a pessoa se sentiu rejeitada e/ou abandonada. Várias situações podem gerar esses sentimentos de abandono e rejeição na infância: Críticas, falta de reconhecimento e elogio, falta de afeto e carinho, comparação negativa com outras crianças, ausência física dos pais, ter sido criado por outras pessoas que não os pais, abandono de pai ou de mãe, morte de um dos pais ou ambos, abuso físico, emocional ou sexual, cobranças excessivas, falta de apoio e confiança. Eu elaborei um teste pra você saber como está a sua autoestima que você vai poder acessar no final desse texto.

Os sentimentos de rejeição e abandono dão origem a uma série de crenças e sentimentos inconscientes na criança, que vai se perpetuando até a vida adulta. São crenças que dizem: Eu não sou bom o suficiente. Eu não mereço ser amado. Se fui rejeitado é por que tem algo de errado comigo. Eu dependo de alguém pra me sentir completo e feliz.

A super proteção também dá origem a insegurança e afeta a autoestima. A mensagem inconsciente de pais super protetores e que fazem tudo pelos filhos passam é a seguinte: Você é incapaz, deixa que eu faço pra você. Você não consegue sozinho. Assim, a criança não passa pelos desafios que ela precisa pra crescer, e não constrói uma autoestima sólida.

Esses sentimentos e crenças profundamente enraizadas vão dar origem a comportamentos sabotadores e escolhas equivocadas. Sem perceber, a pessoa vai agir de forma a fazer com que seus relacionamentos não deem certo. Isso pode acontecer de várias formas: Escolhendo alguém que lá no fundo ela sabe que não tem compatibilidade com ela. Escolhendo alguém que tem sérios problemas de autoestima também. Se comportando como uma pessoa dependente e insegura, o que faz com que ela deixe de ser interessante e a outra pessoa se afaste. Tudo acontece de uma forma muito sutil.

Outra coisa que vai acontecer, é que esses sentimentos de rejeição e abandono levam a pessoa a atrair mais situações onde vai se sentir rejeitada e abandonada. As emoções negativas que você carrega do passado fazem você atrair pra sua vida situações que vão gerar mais desses mesmos sentimentos negativos. E assim os problemas se repetem.

A solução pra isso está nesses dois passos: 1) Tomar consciência dessas emoções negativas acumuladas do passado. 2) Curar esses sentimentos. Depois disso, a autoestima se eleva. Você passa a se amar de forma incondicional, e se torna uma pessoa completa e feliz. É paradoxal. Quanto menos você precisa de alguém pra ser feliz, mais fácil fica de atrair e manter um relacionamento saudável.

Pra curar, limpar, dissolver essas emoções eu recomendo a prática da EFT (Técnica para autolimpeza emocional – Clique Aqui e Solicite o Manual Gratuito para aprender a eliminar emoções e Pensamentos negativos em minutos!), que é uma técnica muito simples rápida e normalmente dá resultados profundos na eliminação de crenças e sentimentos negativos.

Eu elaborei um teste pra você descobrir como está a sua autoestima. Você vai poder avaliar e ver a sua “nota”. Porém, o mais importante nesse teste, não é a nota final que você vai ter. O mais importante é a reflexão que cada pergunta vai trazer pra você. É uma excelente ferramenta de autoconhecimento. Pra solicitar o acesso gratuito é só clicar no link: LINK TESTE DE AUTOESTIMA

Um forte abraço!

André Lima.

PS.: Se você gostou desse artigo e acredita que esse conhecimento pode ajudar outras pessoas, então clica em Curtir em algum lugar dessa página. Vou ficar muito grato a você!

Receba o Manual Gratuito clicando Aqui ou na imagem abaixo:

bannermanualgratuito

6 Flares Facebook 0 Google+ 6 6 Flares ×