A Dificuldade de Estar Só

||A Dificuldade de Estar Só
Ficar sozinho, sem companhias ou distrações mentais, significa entrar em contato com tudo que tem de bom ou ruim que existe no nosso interior. Se estamos felizes, equilibrados, sentindo paz interior, apreciar a própria companhia se torna algo prazeroso.

Entretanto, a maioria dos seres humanos está carregada de sentimentos, pensamentos e emoções que provocam um intenso barulho interno. Observe a sua mente que incessantemente pensa em uma coisa após a outra. E muitas dessas emoções e pensamentos são negativas e desagradáveis. Existe um ruído mental como se fosse um radio com um loucutor que não para nunca. Além de não parar, o que já traz cansaço e saturação mental, essa estação de rádio traz muitas notícias negativas que causam medo, tensão e estresse.

Quanto maior o barulho mental, ou seja, quanto mais estamos carregados de emoções e pensamentos, e quanto mais negativo é esse conteúdo, mais teremos dificuldade de ficarmos sozinhos. A intensidade desse fluxo mental e a carga negativa que ele carrega varia muito de pessoa pra pessoa. Quando esses níveis de desconforto interno se elevam, buscaremos várias formas de fugir de nós mesmo, buscando companhias e distrações mentais. Poderíamos buscar formas de curar essa negatividade, mas por não sabermos como, acabamos optando pela fuga. Vou falar mais sobre essas fugas.

Existem aquelas pessoas que não conseguem ficar sem um relacionamento amoroso. Se a relação atual acabar surge um desconforto tão intenso que a faz buscar um novo relacionamento o mais rápido possível. Levadas por esse impulso, essas pessoas emendam um relacionamento atrás do outro e nunca conseguem passar um período mais longo sozinhas. Problemas em sua autoestima, necessidade de reconhecimento e atenção, carências profundas levam a esses comportamentos.

Tem pessoas que precisam estar constantemente na companhia dos amigos. Ficam inquietas, tristes e ansiosas se não houver alguém disponível para sair ou conversar. A interação com outras pessoas lhes serve para não entrar em contato com o seu desconforto interior.

Utilizamos mecanismos de fuga para não estarmos sós mesmo quando não temos nenhuma companhia. Ficar na televisão por horas, ver muitos filmes, navegar incessantemente na internet, jogar no computador, trabalhar demais, estudar demais, são algumas outras formas de distrair a mente para não sentir todo a desagradável e excessiva carga de pensamentos e sentimentos que carregamos. São atividades que podem tomar todo o nosso foco e atenção  e trazem um aparente alívio.

Tem pessoas que são viciadas em exercícios físico ou atividades radicais. Quando há uma compulsão, uma dependência dessas atividades, significa também que está havendo uma uma fuga de si mesmo. É diferente de praticar por prazer. É certo que essas atividades podem ser bastante prazerosas e saudáveis, mas elas são melhor aproveitadas e praticadas com mais equilíbrio quando estamos bem por dentro e não as utilizamos como forma de fugir de nós mesmos.

Outra forma de fugir é viajar mentalmente. Sonhar acordado, planejar o futuro sempre, ou ficar imaginando como vai ser e que será melhor, deixando de viver o momento presente para não sentir todo o desconforto interior, é mais um mecanismo de defesa.

Outros vícios e compulsões também são formas de fugir de si mesmo. São coisas que dão prazer e podem ser utilizadas para mascarar temporariamente o desconforto interior: Comida, sexo, jogo, compras e etc.

Normalmente utilizaremos várias dessas estratégias em momentos alternados para nos ajudar a fugir da nossa própria companhia: Relacionamentos amorosos, interação com amigos, televisão, trabalho em excesso, viajem mental e etc.

Na prisão, o pior castigo que um preso pode receber é ir para a solitária. Por que será que é tão ruim ir para a solitária? Por que ele vai ficar consigo mesmo, em contato com todo o seu barulho interno, que é carregado de um fluxo intenso de pensamentos e sentimentos, muitos deles bem negativos, sem a possibilidade de distração. O único mecanismo de fuga que ele pode utilizar é a viagem mental.

Coloque um “mestre zen” dentro de uma solitária e ele ficará lá dentro sem problema algum, sentindo uma profunda paz interior, a mesma paz que ele sentiria em qualquer outro lugar. Não seria nenhum castigo. Isso porque ele já não tem mais toda essa carga intensa interna que a maioria de nós ainda tem.

A intensidade desse desconforto interior depende da carga que vamos acumulando durante a vida. Passamos por experiências que nos deixam impregnados com emoções negativas através de eventos que vivemos, coisas que ouvimos (Da família, religião, televisão, e sociedade em geral) e coisas que testemunhamos.

Observe as memórias que você tem de situações do passado. Pode ser de coisas que você experienciou em um passado mais recente ou lá da infância. Com um mínimo de investigação, você conseguirá lembrar de dezenas de situações que trazem emoções desagradáveis.

Essas memórias impregnadas de emoções negativas se acumulam no nosso inconsciente e mexem como o nosso estado emocional em mental. Nos deixam mais pessimistas, ansiosos e inquietos e baixam a nossa autoestima. Tornam o nosso sono mais agitado e menos profundo. Em níveis mais intensos essa carga acumulada leva a quadros emocionais mais graves que damos nomes como depressão, ansiedade generalizada, pânico, transtorno bipolar e etc.

Ao praticarmos a EFT (Técnica para Autolimpeza Emocional – Clique Aqui e solicite o Manual Gratuito para aprender a eliminar emoções e pensamentos negativos em minutos!), promovemos a limpeza interna desse conteúdo. O resultado é que o barulho interior diminui e o níveis de paz interior e alegria aumentam. Fica muito mais agradável ficar consigo mesmo. Nesse estado de melhor convivência consigo mesmo é muito mais prazeroso se relacionar com outras pessoas, pois já não é mais por fuga da dor. Criamos menos conflitos nos relacionamentos por não estarmos mais tão dependentes deles o que leva a melhora das relações.

Atendi um rapaz que me procurou se queixando que não conseguia ficar quieto em casa. Precisava constantemente sair, se divertir, estar com amigos, sempre fazendo alguma coisa. A maioria das pessoas nem percebe o quanto isso é um reflexo de um desequilíbrio mais profundo. Como ele vinha lendo e buscando autoconhecimento, percebeu que isso poderia ser trabalhado. Fizemos algumas sessões de EFT por skype trabalhando sentimentos do passado, pressões da família, sentimentos de autocobrança.

O resultado é que ele sentiu pouco a pouco uma diminuição do desejo intenso de sair e começou a ter prazer de ficar em casa para fazer atividades mais tranquilas ou apenas para relaxar. Continuou sentindo prazer em sair e ver os amigos, mas não mais como uma compulsão para fugir de si mesmo. Tudo isso o levou a ter uma vida bem mais equilibrada com mais tempo para cuidar do seu corpo, da sua mente e do seu trabalho.
Para você, ficar sozinho com os seus pensamentos é um problema? Deixe abaixo o seu comentário contando suas experiências “solitárias”. Gostaria de saber a sua opinião. Vou ler cada um deles!

 

Convido você a aprender como utilizar a EFT pra que você possa eliminar emoções negativas (Medo, mágoa, trauma, culpa, ansiedade, raiva, tristeza, abandono…), pensamentos negativos e crenças limitantes. Clique Aqui e solicite o Manual Gratuito pra aprender agora!

 

Um forte abraço!
André Lima.

PS.: Se você gostou desse artigo e acredita que esse conhecimento pode ajudar outras pessoas, então clica em Curtir em algum lugar dessa página. Vou ficar muito grato!
By |2018-05-03T18:55:53+00:00setembro 21:57|Categories: Autoestima|Tags: , , , |

EFT: A MAIS PODEROSA FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E AUTOCURA DO SÉCULO XXI!

Aprenda essa Técnica incrível para Identificar e Eliminar Programas Sabotadores Inconscientes que Prejudicam sua Vida em todas as Áreas: Saúde, Relacionamento, Profissional e Financeira.

SOLICITE SEU MANUAL COMPLETO DA EFT AGORA MESMO!

 

16 Comments

  1. Edinéia Duda 23 de abril de 2015 at 22:16 - Reply

    Eu sou mãe solteira,minha filha tem 20 anos e não me relaciono com ninguém no momento,não tenho muito interesse nesse aspecto,mas procuro me distrair,vou na casa de amigas final de semana,ou fico em casa assistindo filme (adoro filmes) ou fico no computador.Ás vezes me sinto solitária com vontade de sair,mas sem companhia é complicado.Aplico também a EFT para dissipar sentimento de solidão,de abandono,o que me deixa mais tranquilo.

  2. Elizabeth Gama 23 de abril de 2015 at 02:25 - Reply

    Graças a Deus, tenho facilidade de ficar sozinha comigo mesma. Mas conheço muitas pessoas que agem de forma muito similar às que você descreveu nesse artigo.

  3. Evaldo 23 de abril de 2015 at 00:46 - Reply

    Boa noite André, e terrível mesmo e a noite na hora de dormi fica pior!

  4. Cleonice 23 de abril de 2015 at 00:31 - Reply

    Estou precisando demais de tudo isto que tu nos ensina. Não consigo fazer o EFT sozinha…não sei por onde começar, quantas vezes repito a mesma frase, etc e tal. Estou com a auto estima baixa, procrastino tudo, não me acho merecedora, sinto culpas, medos, raiva, rejeição e por mais de uma vez já coloquei dinheiro fora bem assim como colocas…querendo me livrar do peso da culpa de tê-lo ganho. Soi muito indecisa, chego a ficar doente quando tenho que optar por algo. Pintava, expus até fora do paus e deixei de pintar por não me achar merecedora de tantos troféus e tanto sucesso que fiz. Hoje não consigo pintar mais nada, Me ajude por favor!!!!!

  5. Ana Maria Mantzos 22 de abril de 2015 at 21:33 - Reply

    Nossa, como tem coisas para agente fugir! Como tem sugestões que nos levam sempre a procurar fora de nós! Algumas vezes eu me pego desse jeito, tentando uma coisa após outra, mas logo a voz interior me alerta para ficar esperta!

  6. Vera Lúcia Fontana 22 de abril de 2015 at 18:56 - Reply

    Eu sou um pouco inquieta, agitada, mas não tenho dificuldade em ficar comigo mesma,eu até
    gosto de estar comigo.

  7. janete 22 de abril de 2015 at 18:22 - Reply

    Prefiro ficar sozinha, não gosto de sair de casa. Isso as vezes me prejudica.

  8. Thida 1 de dezembro de 2013 at 17:50 - Reply

    Eu entendo bem o que você diz, observo muito isso no meu dia a dia com pessoas de meu convívio. Na verdade, meu problema é o contrário. Prefiro ficar em casa comigo mesmo (adoro) a estar com outras pessoa, socializar para mim é muito difícil. Eu gosto de sair com 1 ou dois amigos, mas nunca com muitos. Será que devo fazer a EFT para ter o efeito contrário? Até que ponto é ruim ter viagens mentais ( eu viajo muito assim) ?

  9. Thida 1 de dezembro de 2013 at 17:45 - Reply

    Eu entendo bem o que você, observo muito isso no meu dia a dia com pessoas de meu convívio. Na verdade, meu problema é o contrário. Prefiro ficar em casa comigo mesmo (adoro) a estar com outras pessoa, socializar para mim é muito difícil. Eu gosto de sair com 1 ou dois amigos, mas nunca com muitos. Será que devo fazer a EFT para ter o efeito contrário? Até que ponto é ruim ter viagens mentais ( eu viajo muito assim) ?

  10. Michele 1 de dezembro de 2013 at 14:23 - Reply

    O interessante sobre esse tópico levantado é que a minha grande dificuldade é estar junto de outras pessoas que não tenho muita intimidade ou afinidade. Fico muito solitária comigo mesma, pois é a única maneira de encontrar a minha paz interior. Porque quando estou na presença da maioria das pessoas é o momento em que mais tenho essas inquietações internas, angústias, ansiedades… Ou seja, é o inverso. Já evitei muuuuitas situações, como encontros, festas, etc. Fico constantemente só pra não ouvir esses barulhos internos. O que seria nesse caso? Grande abraço!

  11. Edna Mendes 17 de novembro de 2013 at 15:49 - Reply

    Obrigada,André!!! Por fazer com que eu reconhecesse em mim essa dificuldade de estar sozinha!
    Só assim posso curar esse medo da minha companhia…
    Vamos a pratica!!! Obrigada, Edna

  12. Lisiane 9 de novembro de 2013 at 20:56 - Reply

    Estou num momento de enfrentamento e fuga, pois sempre fui ansiosa e solitária, mas sei que só conseguimos ficar sozinhos quando estamos em paz com nós mesmos…e nunca poderemos ter no outro o que não temos dentro de nós, é um longo aprendizado…

  13. ACIRLENE 28 de outubro de 2013 at 04:35 - Reply

    Bom dia andre!
    Ha mais de dez anos que trabalho como terapeuta, tenho trabalhado muito, pois alem da atividade de terapeuta eu trabalho na saude, trabalho em um HU, no qual cumpro uma carga horaria exaustiva. Já tentei muitas vezes diminuir tal carga,pois muitas vezes meus clientes aguardam por dias por uma sessão, e agora lendo este artigo, percebi que me sobrecarrego dessa maneira por medo de estar só ou seria uma forma de me autosabotar e não crescer como terapeuta?

    • Andre Lima 28 de outubro de 2013 at 11:43

      Oi Acirlente, pode ser uma coisa ou outra ou um coisa e a outra. As duas coisas acabam se confundindo.

  14. Antonio da Silva 26 de setembro de 2013 at 01:49 - Reply

    Então tudo é um mecanismo de fuga.
    Se conseguimos deixar de agir das maneiras acima citadas, o pensamento é algo contínuo que não se consegue interromper.
    Mas se conseguissemos anular toda a negatividade mental, como seria o funcionamento da mente quando estivermos sozinhos?

    • Andre Lima 26 de setembro de 2013 at 01:54

      Sentiriamos apenas uma profunda paz interior… alegria e paz… é isso que fica quando se remove a negatividade. A mente conintua funcionando, só que muito melhor. A capacidade de pensar permanece, a inteligencia também, o que acaba é a ansiedade, o sofrimento, a inquietação

Leave A Comment

Seja muito bem-vindo!

Seja muito bem-vindo ao Portal de Autoconhecimento e Desenvolvimento Humano do Instituto EFT Brasil! Aqui você vai poder acessar vários conteúdos gratuitos, em diversos formatos (E-books/PDF, Vídeo Aulas, Artigos Texto/Vídeo, Workshops e mais) que vai ajudar a transformar verdadeiramente a sua vida. Sua forma de ver, pensar, sentir e agir nunca mais serão as mesmas porque uma mente que se expande jamais retorna ao seu tamanho inicial. Assine nossa Lista VIP e receba nossas dicas exclusivas para desenvolver toda e qualquer área de sua vida pra que você tenha sucesso e prosperidade, quer seja em sua saúde física ou emocional, nos seus relacionamentos pessoais ou profissionais, ou mesmo em sua vida profissional e financeira. Saiba que você pode contar conosco hoje e sempre. Juntos somos muito mais fortes! Quer ir mais rápido? Vá sozinho. Quer ir mais longe? Venha conosco!

Sobre o IEB:

O INSTITUTO EFT BRASIL (IEB) acredita que todo ser humano tem um poder interno ilimitado para superar toda e qualquer adversidade e é o único ser vivo capaz de criar sua própria realidade. A chave para desbloquear esse poder interno ilimitado é o Autoconhecimento e o Desenvolvimento Pessoal e a ferramenta certa pra isso é a EFT, pois ela trata as verdadeiras causas dos problemas, por mais profundas que sejam, e restaura o nosso equilíbrio interno e externo. Nossa missão e o nosso trabalho é ajudar a criar um mundo melhor através de cada pessoa que ensinamos a construir uma vida mais feliz, com mais saúde física e emocional, melhores relacionamentos, sucesso e prosperidade. Desde já saiba que é possível termos tudo isso ao mesmo tempo sim: Saúde, ótimos relacionamentos, Sucesso, Prosperidade e Felicidade. Não temos que escolher entre uma coisa e outra. É exatamente isso que nós vamos ensinar para você!

O Que é EFT?

EFT é a Técnica de Desenvolvimento Humano e Autoconhecimento mais revolucionária do Século XXI. Ela é extremamente poderosa e ao mesmo tempo muito simples de se aprender e aplicar. Sua eficiência para desbloquear a mente humana e promover cura é incrível. EFT é a abreviação de Emotional Freedom Techniques que traduzido significa Técnica de Libertação Emocional. Ela ajuda a reconfigurar o nosso cérebro, rearranjando as redes neurais, através da desprogramação de crenças limitantes e eliminação de emoções negativas impregnadas na mente inconsciente e no nosso corpo, e que são responsáveis por vários processos de autossabotagem. Esses processos influenciam, de forma silenciosa e imperceptível, nossas escolhas e ações, e por tanto nossos resultados. Para que você possa entender melhor tudo isso, recomendo que você Leia nossos Artigos e Baixe nosso Manual Gratuito da EFT.

COMO A EFT PODE AJUDAR VOCÊ?

A EFT é uma Técnica tão versátil que pode ajudar em qualquer área de sua vida. É que ao eliminar suas crenças limitantes e emoções negativas, as quais geram os processos sabotadores inconscientes que influenciam suas escolhas e ações, você passa a ter um entendimento mais profundo, mais limpo, mais real, dos fatos. Assim, sua capacidade, sua habilidade, seu autocontrole, sua clareza, para lidar com as adversidades, sejam pessoas, circunstâncias ou situações conflitosas, ficam mais desenvolvidos e você consegue ter mais domínio sobre o que acontece em sua vida e, é claro, melhores ações e resultados. Nossas emoções e crenças afetam o funcionamento do nosso cérebro, da nossa mente, e isso altera até mesmo nossa fisiologia, a química e o funcionamento do nosso corpo. Imagine você 100% no controle de qualquer situação! Isso é apenas um dos benefícios que você vai ter com a EFT!

error: Conteúdo Protegido!!