A Inutilidade da Pena e o Que Ela Difere da Compaixão

||A Inutilidade da Pena e o Que Ela Difere da Compaixão

O sentimento de pena parece muitas vezes inevitável. Ao presenciarmos o sofrimento de pessoas próximas e às vezes até de pessoas que não conhecemos, abate-se sobre nós um incômodo emocional a que chamamos de “pena” ou “dó” do outro. Sabemos que sentir pena do outro não ajuda ninguém a sair da situação em que se encontra. Pior do que isso, faz-nos sofrer desnecessariamente. Além disso, atitudes que tomamos para ajudar as pessoas baseadas no sentimento de pena tendem a prejudicar a nossa vida, e na maioria das vezes não ajuda o outro.

Por sentirem pena dos filhos, os pais deixam de dar limites e os ajudam excessivamente prejudicando o crescimento deles. Outras pessoas deixam de demitir funcionários e prejudicam seus negócios. Se o negócio não for bem, deixar de crescer ou mesmo fechar, muito mais pessoas serão prejudicadas. Relacionamentos entre casais se deterioram.

Tive uma cliente que entrou em um relacionamento com um rapaz que tinha uma história de vida muito difícil e sofrida. Ela tinha uma boa situação financeira, e ele, sempre passando por muitas dificuldades. O sentimento de pena que surgia ao ver a situação do namorado a levava a ajudá-lo de uma forma um tanto desproporcional: Emprestando dinheiro constantemente, dando presentes para ajudá-lo a montar seu apartamento, de forma tal que até prejudicava a sua própria condição. O namorado sabia como usar o jogo da pena para conseguir o que queria. Por uma série de motivos, o relacionamento acabou. Ele continuou devendo um soma importante (E pelo que tudo indica, não vai pagar), arranjou outro relacionamento, e faz a mesma coisa agora com a nova namorada. E a minha cliente ficou magoada, com raiva e frustrada, obviamente.

Esta mesma cliente passou por uma perda familiar. Via a mãe sofrendo muito, chorando pelos cantos da casa e sentia muita pena. Causava-lhe um sofrimento que certamente não amenizava em nada o que a mãe sentia.

O que estou tentando demonstrar, é a inutilidade do sentimento de pena. O quanto ele pode ser prejudicial, tanto para quem sente, quanto para quem é alvo do sentimento, que recebe incentivos para não crescer e se manter como está.

Não sei o que vocês acham da atitude de dar esmolas. Na minha opinião, é um ato baseado no sentimento de pena que realmente não ajuda. Pelo contrário. Quando você dá uma esmola, é como se dissesse para o outro: “A situação é realmente muito complicada. É difícil mesmo arranjar um emprego, um “bico”, um trabalho. Eu não acredito, ou acho muito improvável que você seja capaz de sair sozinho dessa, por isso toma aqui essa ajuda”.

E, assim, ajudamos a baixar ainda mais a autoestima do outro. Ele se conforma com aquela migalha que ganha e internaliza cada vez mais que aquele é seu destino. Existem também outros fatores que levam as pessoas a dar esmolas (Culpa, crenças religiosas, crenças sobre dinheiro e etc…) bem como também existem mais fatores que levam os seres humanos a se manterem na posição de receber esmolas, mas não quero analisar isso agora tão profundamente.

Tem pessoas que são viciadas em sentir pena dos outros. Que deixam de fazer por si mesmas, sofrem com o outro, ajudam demasiadamente, prejudicam-se, vivem eternamente fazendo coisas para aliviar o sofrimento de outras pessoas, no intuito de sentir-se mais em paz. Mas é impossível eliminar o sofrimento das outras pessoas. Tentar se sentir em paz dessa maneira é uma busca inútil.

Qual é a solução, então? Tornar-se uma pessoa insensível, indiferente, que não ajuda nem se comove com o sofrimento de ninguém? Não! Tem pessoas que acham que somente sendo alguém “ruim” para deixar de sentir pena e sofrer com os outros. Ao invés de sentir pena, podemos sentir compaixão. É totalmente diferente.

Enquanto o sentimento de pena é pesado e nos faz sofrer, quando sentimos compaixão nós reconhecemos o sofrimento do outro, podemos ajudar e ficar solidários, mas sem sofrer com o que não é nosso e sem prejudicar nossa vida. Por isso você pode continuar sendo uma pessoa boa, sensível e solidária.

Para sentir compaixão, é preciso entender que cada pessoa carrega seu sofrimento, que existem razões pra isso (Mesmo que sejam ainda incompreensíveis), que aquele sofrimento de alguma forma vai ajudar a pessoa a crescer, e que todo mundo tem a capacidade própria de superar as adversidades, sejam elas quais forem. Pensando e sentindo assim, vamos tomar atitudes mais positivas, deixando que o outro tenha o seu aprendizado e sem nos prejudicarmos emocional e materialmente, pois conseguiremos ajudar na medida certa.

Como identificar se estamos sentindo pena? É simples, se você sofre ao pensar no sofrimento do outro, se fica inquieto e perde sua paz, sente um “peso” emocional, uma angústia por não poder fazer nada (Ou mesmo que faça e ainda fica mal), prejudica a sua vida para ajudar, enfim… Se de alguma forma seu bem estar é afetado, é porque você está sentindo pena.

Mas você deve estar pensando que é muito bonito falar sobre compaixão, só não sabe como seria possível chegar nesse estado emocional. Ter a compreensão racional do sentimento é o primeiro passo. Mudar o estado emocional é que pode não ser tão fácil.

É muito comum surgir o sentimento de pena. Como este é também um sentimento negativo, e como todo sentimento está ligado a bloqueios nos meridianos de acupuntura, é possível aplicar a EFT (Técnica para Autolimpeza Emocional – Clique Aqui e solicite o Manual Gratuito para aprender a eliminar emoções e pensamentos negativos em minutos!) e chegar no estado emocional livre e leve que é justamente o sentimento de compaixão. É mais simples do que você imagina. Se ainda não começou a aprender a técnica, baixe o Manual Gratuito e comece já!

Um forte abraço!

André Lima.

PS.: Se você gostou desse artigo e acredita que esse conhecimento pode ajudar outras pessoas, então clica em Curtir em algum lugar dessa página. Vou ficar muito grato!


EFT: A MAIS PODEROSA FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E AUTOCURA DO SÉCULO XXI!

Aprenda essa Técnica incrível para Identificar e Eliminar Programas Sabotadores Inconscientes que Prejudicam sua Vida em todas as Áreas: Saúde, Relacionamento, Profissional e Financeira.

SOLICITE SEU MANUAL COMPLETO DA EFT AGORA MESMO!

 

8 Comments

  1. Maria Elizabeth Dallariva 16 de agosto de 2015 at 00:17 - Reply

    Adoro suas postagens e sigo todas. A alguns anos recebi o manual gratuito, mas, meu not o ok estragou e o perdi. Foi muito útil para mim. GRATA!

  2. Rosana 14 de agosto de 2015 at 14:30 - Reply

    Realmente muito bom o texto e como sempre muito esclarecedor; acho que a maioria das pessoas, assim como eu não sabe essa diferença entre pena e compaixão; com sua explicação não tem como não entender.
    obrigada
    um abraço André

  3. Diego 14 de agosto de 2015 at 14:18 - Reply

    Exatamente como eu penso mas de forma mais esclarecedora. Gosto dos seus textos André! São realmente muito bons!

  4. Josiane 14 de agosto de 2015 at 13:06 - Reply

    Olá André. comprei o seu curso de eft, porem, estou fazendo muitas coisas ao mesmo tempo, e não assisti todo ainda. Acho que se chama procrastinação. Sinto muita pena do meu filho, e atrapalho bastante a ele e a mim. Como poderia trabalhar isso?

  5. Don 22 de fevereiro de 2015 at 21:04 - Reply

    André,

    Em primeiro lugar agradeço pelos textos.

    Em segundo, neste caso, como fica a questão da Doação ? Qual seria então a diferença entre dar esmolas (o que não é correto de acordo com o texto) e uma forma de doação quando é feita para as pessoas na rua ?

    grato, abraço

  6. Ana Maria Mantzos 21 de fevereiro de 2015 at 10:52 - Reply

    Nossa, eu nunca tinha pensado dessa forma! Caramba, realmente a pena faz um estrago tremendo! Eu sou boa de ficar sentindo “peninha” dos outros, e realmente sofro um bocado! Agora vou ficar mais alerta.

  7. perpetua 7 de fevereiro de 2015 at 20:52 - Reply

    Muito bom o texto, parece que foi feito pra mim porque tô na fase de confundir pena com compaixão e tô muito, muito angustiada. Tô sentindo dificuldade de sair deste estado de desânimo.

  8. Vania 30 de setembro de 2014 at 21:52 - Reply

    André
    Eu ADORO seus textos. Sao maravilhosos !!

Leave A Comment

Seja muito bem-vindo!

Seja muito bem-vindo ao Portal de Autoconhecimento e Desenvolvimento Humano do Instituto EFT Brasil! Aqui você vai poder acessar vários conteúdos gratuitos, em diversos formatos (E-books/PDF, Vídeo Aulas, Artigos Texto/Vídeo, Workshops e mais) que vai ajudar a transformar verdadeiramente a sua vida. Sua forma de ver, pensar, sentir e agir nunca mais serão as mesmas porque uma mente que se expande jamais retorna ao seu tamanho inicial. Assine nossa Lista VIP e receba nossas dicas exclusivas para desenvolver toda e qualquer área de sua vida pra que você tenha sucesso e prosperidade, quer seja em sua saúde física ou emocional, nos seus relacionamentos pessoais ou profissionais, ou mesmo em sua vida profissional e financeira. Saiba que você pode contar conosco hoje e sempre. Juntos somos muito mais fortes! Quer ir mais rápido? Vá sozinho. Quer ir mais longe? Venha conosco!

Sobre o IEB:

O INSTITUTO EFT BRASIL (IEB) acredita que todo ser humano tem um poder interno ilimitado para superar toda e qualquer adversidade e é o único ser vivo capaz de criar sua própria realidade. A chave para desbloquear esse poder interno ilimitado é o Autoconhecimento e o Desenvolvimento Pessoal e a ferramenta certa pra isso é a EFT, pois ela trata as verdadeiras causas dos problemas, por mais profundas que sejam, e restaura o nosso equilíbrio interno e externo. Nossa missão e o nosso trabalho é ajudar a criar um mundo melhor através de cada pessoa que ensinamos a construir uma vida mais feliz, com mais saúde física e emocional, melhores relacionamentos, sucesso e prosperidade. Desde já saiba que é possível termos tudo isso ao mesmo tempo sim: Saúde, ótimos relacionamentos, Sucesso, Prosperidade e Felicidade. Não temos que escolher entre uma coisa e outra. É exatamente isso que nós vamos ensinar para você!

O Que é EFT?

EFT é a Técnica de Desenvolvimento Humano e Autoconhecimento mais revolucionária do Século XXI. Ela é extremamente poderosa e ao mesmo tempo muito simples de se aprender e aplicar. Sua eficiência para desbloquear a mente humana e promover cura é incrível. EFT é a abreviação de Emotional Freedom Techniques que traduzido significa Técnica de Libertação Emocional. Ela ajuda a reconfigurar o nosso cérebro, rearranjando as redes neurais, através da desprogramação de crenças limitantes e eliminação de emoções negativas impregnadas na mente inconsciente e no nosso corpo, e que são responsáveis por vários processos de autossabotagem. Esses processos influenciam, de forma silenciosa e imperceptível, nossas escolhas e ações, e por tanto nossos resultados. Para que você possa entender melhor tudo isso, recomendo que você Leia nossos Artigos e Baixe nosso Manual Gratuito da EFT.

COMO A EFT PODE AJUDAR VOCÊ?

A EFT é uma Técnica tão versátil que pode ajudar em qualquer área de sua vida. É que ao eliminar suas crenças limitantes e emoções negativas, as quais geram os processos sabotadores inconscientes que influenciam suas escolhas e ações, você passa a ter um entendimento mais profundo, mais limpo, mais real, dos fatos. Assim, sua capacidade, sua habilidade, seu autocontrole, sua clareza, para lidar com as adversidades, sejam pessoas, circunstâncias ou situações conflitosas, ficam mais desenvolvidos e você consegue ter mais domínio sobre o que acontece em sua vida e, é claro, melhores ações e resultados. Nossas emoções e crenças afetam o funcionamento do nosso cérebro, da nossa mente, e isso altera até mesmo nossa fisiologia, a química e o funcionamento do nosso corpo. Imagine você 100% no controle de qualquer situação! Isso é apenas um dos benefícios que você vai ter com a EFT!

error: Conteúdo Protegido!!