O Complexo de Vira Lata

||O Complexo de Vira Lata

Com a realização da copa do mundo no Brasil, o termo “Complexo de vira lata” veio a tona com muita frequência. Mas o que seria exatamente esse complexo, por que ele acontece e o que isso revela de um povo de um determinado país? E como esse complexo se manifesta nas nossa vida pessoal e nos relacionamentos? O que isso tem a ver com a autoestima? E como podemos aprender com isso para melhorar a nossa vida? Vou responder essas perguntas.

O complexo de vira lata é um reflexo da sensação de que os outros são melhores. Vem de sentimentos de inferioridade e problemas de autoestima. Quem se sente inferior busca razões de forma inconsciente que confirmam a sua inferioridade e acabam reforçando esse sentimento.

Existem três mecanismos comuns que ajudam a reforçar o sentimento de inferioridade. O primeiro deles é a tendência de enxergar muitos defeitos em si mesmo, além de exagerar e distorcer esses defeitos. O segundo mecanismo é a grande dificuldade de reconhecer e apreciar as próprias qualidades. Elas são minimizadas ou ignoradas. O terceiro mecanismo é achar que os outros são melhores. E nesse caso se exagera na percepção dessas qualidades e os defeitos são ignorados ou minimizados. A partir dai a pessoa constrói uma imagem muito ruim de si mesma e se compara com a imagem que ela construiu das outras pessoas, e assim confirma que ela é realmente pior.

Esse fenômeno tanto pode acontecer de uma forma individual, familiar ou ainda de forma mais abrangente com uma população de um determinado lugar. Vemos isso acontecer bastante no Brasil. O brasileiro é muito isso… O brasileiro é muito aquilo… Ouvimos comentários pejorativos que vem do povo comentando sobre o próprio povo e o país, como se os defeitos e problemas que existem nas pessoas e no país fossem uma exclusividade, ou fossem sempre piores do que em outros lugares. Cria-se uma idealização de outros países que servem como referência para se comparar negativamente.

É a mesma coisa que acontece quando um indivíduo se sente pior do que os outros e manifesta isso falando mal de si mesmo e se comparando negativamente a outras pessoas. Seu diálogo mental interior é sempre muito crítico consigo mesmo e dificilmente reconhece suas qualidades. Os supostos defeitos são sempre motivos de críticas e auto cobrança que geram desanimo e minam a autoconfiança. Enquanto que as qualidades são ignoradas e não servem para gerar motivação e alegria.

E o mais interessante é observar como esse processo passa do indivíduo para o coletivo. Nós tendemos a ver as pessoas ao nosso redor como se fosse uma extensão nossa. Quanto mais próxima for essa pessoa, maior é essa tendência. Isso é o que nos faz ter vergonha das atitudes de uma pessoa próxima, ou nos faz ter orgulho de algo que um filho ou um irmão fez. É como se nós tivéssemos feito aquilo. Por isso, quem carrega sentimentos de inferioridade e uma baixa autoestima tende a ver não somente muitos defeitos em si mesmo, mas também tende a ver defeitos nas pessoas mais próximas, que são como a sua extensão.

É fácil observar isso nos relacionamento familiares. Existem pais que sempre vêem muitas qualidades nos filhos dos outros, mas não conseguem ver nos próprios filhos. Comparam sempre negativamente seus filhos e encontram muitos motivos para criticar. É fácil elogiar os outros, é difícil elogiar os mais próximos.

Esse sentimento de extensão acontece na família e se estende e se amplia pra uma cidade inteira, pra um país inteiro, gerando o fenômeno do complexo de vira lata de um povo. Vemos pessoas de uma cidade que se comparam negativamente com outras cidades vistas como melhores, assim como vemos pessoas de um pais que se comparam negativamente a povos de outros países. Existe aquela sensação de que a grama do vizinho é sempre mais verde.

Reconhecer os próprios defeitos e fraquezas é importante. Pessoas que tem uma boa autoestima conseguem fazer isso com tranquilidade. A diferença é que essas pessoas não utilizam esse reconhecimento como um motivo pra se colocar pra baixo, ou como uma fonte de auto cobrança que gera tensão e estresse. É algo que serve apenas como um aprendizado para se evoluir.

Por falar em autoestima criei um teste que você pode acessar no meu site pra avaliar a sua autoestima. O mais importante nesse teste não é a nota final que você vai obter e, sim, a reflexão que cada pergunta vai trazer: Acesse aqui o teste da Autoestima.

Vou citar aqui alguns sinais que fazem parte dos complexo de vira lata, que são reflexos de problemas de autoestima:

– Dificuldade de reconhecer qualidades em si mesmo e em pessoas mais próximas.
– Dificuldade de elogiar pessoas próximas
– Auto cobrança e auto crítica excessiva; facilidade para encontrar defeitos
– Hábito de se comparar negativamente a outras pessoas
– Dificuldade de perdoar os próprios erros e falhas
– Foco e exagero nos próprios defeitos
– Falta de valorização da própria cultura e do lugar onde mora
– Falta de valorização de si mesmo e das pessoas próximas
– Tendência de valorizar somente o que vem de fora

Para trabalhar a auotestima eu utilizo a EFT (Técnica para Autolimpeza Emocional – Clique Aqui e solicite o Manual Gratuito para aprender a eliminar emoções e pensamentos negativos em minutos!). Ela é muito eficaz por que é possível através dessa técnica dissolver os sentimentos negativos do passado que minaram a nossa autoestima: Sentimentos de culpa, rejeição, abandono, mágoas e etc… 

 

Um forte abraço!

André Lima.

 

PS.: Se você gostou desse artigo e acredita que esse conhecimento pode ajudar outras pessoas, então clica em Curtir em algum lugar dessa página. Vou ficar muito grato!

By |2018-06-12T10:53:05+00:00julho 17:23|Categories: Autoestima|Tags: , , |

EFT: A MAIS PODEROSA FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E AUTOCURA DO SÉCULO XXI!

Aprenda essa Técnica incrível para Identificar e Eliminar Programas Sabotadores Inconscientes que Prejudicam sua Vida em todas as Áreas: Saúde, Relacionamento, Profissional e Financeira.

SOLICITE SEU MANUAL COMPLETO DA EFT AGORA MESMO!

 

7 Comments

  1. Maria Elizabeth Dallariva Rocha 15 de fevereiro de 2015 at 21:47 - Reply

    Perfeito o texto. Identifiquei minha filha, a descrição foi excelente!

  2. Luciana 15 de fevereiro de 2015 at 00:01 - Reply

    Mais uma vez seus esclarecedores textos me ajudaram a perceber mais uma faceta do conflituoso e atormentante relacionamento com meus pais, que sempre foram bastantes secos e muito críticos comigo. Lembro-me de uma ocasião em que uma senhora nossa vizinha veio a falecer e a filha mais nova dela chorava muito. Ao nos aproximarmos minha mãe começou a dizer à moça palavras de consolo com tamanha eloquência e empatia que me deixaram embasbacada, pois eu não conhecia aquele lado amoroso da minha mãe. Aquele episódio só serviu pra aumentar ainda mais a inferioridade que eu sentia. Pra filha da vizinha ela tinha colo; pra mim nunca teve. Achava que havia algo muito ruim comigo.
    Desde que conheci a EFT em 2011 fiz mais progressos do que em quase 10 anos de terapia. Acho a terapia tradicional muito superficial. Ela parece não ter ferramentas e nem metodologia para lidar com esses conteúdos ocultos que a EFT (e a TFT, que também uso) tratam tão bem.
    Sempre tive muitas dúvidas para conceituar o motivo dos meus pais me tratarem tão mal, pois não me pareciam realmente atos motivados simplesmente pela maldade, pelo prazer de me me pisar. Porém, não conseguia ver o real motivo. Só depois que consegui diminuir o sofrimento e aumentar a autoestima é que comecei a ver mais claramente e a acreditar nas minhas conclusões. Ao poucos fui percebendo que meus pais têm muitos problemas guardados. O texto de hoje trouxe mais clareza ainda.

  3. carminha 18 de outubro de 2014 at 17:28 - Reply

    Me interesso em fazer curso presencial com o Andre.Lendo esse texto ,me identifiquei.Nunca achei que tinha auto estima baixa,mas vi que tenho.E isso é que esta minando ainha capacidade de atingir meus sonhos.Pior é que estou passando isso pra minha filha de 9 amos.Acho ela a mais bobinha ,mais burrinha. Coitada! Quero interromper isso urgente.Me ajudem! Bj

  4. Rose Leite 22 de julho de 2014 at 16:19 - Reply

    Excelente sua reflexão sobre o tema. Infelizmente na sociedade brasileira hoje, um número expressivo de pessoas, principalmente jovens manifestam esse complexo de “vira lata”. Seu trabalho é com certeza uma contribuição relevante no sentido de transformar essa visão e avançar na busca do autoconhecimento e superação de bloqueios à autoestima.

  5. Iovane lobo 22 de julho de 2014 at 04:19 - Reply

    Obrigada por compartilhar essas informações. Você ajuda muito.

  6. elisabeth marina 21 de julho de 2014 at 23:44 - Reply

    muito bom André, como sempre, aliás.

  7. luceia 21 de julho de 2014 at 19:10 - Reply

    Muito bom!

Leave A Comment

Seja muito bem-vindo!

Seja muito bem-vindo ao Portal de Autoconhecimento e Desenvolvimento Humano do Instituto EFT Brasil! Aqui você vai poder acessar vários conteúdos gratuitos, em diversos formatos (E-books/PDF, Vídeo Aulas, Artigos Texto/Vídeo, Workshops e mais) que vai ajudar a transformar verdadeiramente a sua vida. Sua forma de ver, pensar, sentir e agir nunca mais serão as mesmas porque uma mente que se expande jamais retorna ao seu tamanho inicial. Assine nossa Lista VIP e receba nossas dicas exclusivas para desenvolver toda e qualquer área de sua vida pra que você tenha sucesso e prosperidade, quer seja em sua saúde física ou emocional, nos seus relacionamentos pessoais ou profissionais, ou mesmo em sua vida profissional e financeira. Saiba que você pode contar conosco hoje e sempre. Juntos somos muito mais fortes! Quer ir mais rápido? Vá sozinho. Quer ir mais longe? Venha conosco!

Sobre o IEB:

O INSTITUTO EFT BRASIL (IEB) acredita que todo ser humano tem um poder interno ilimitado para superar toda e qualquer adversidade e é o único ser vivo capaz de criar sua própria realidade. A chave para desbloquear esse poder interno ilimitado é o Autoconhecimento e o Desenvolvimento Pessoal e a ferramenta certa pra isso é a EFT, pois ela trata as verdadeiras causas dos problemas, por mais profundas que sejam, e restaura o nosso equilíbrio interno e externo. Nossa missão e o nosso trabalho é ajudar a criar um mundo melhor através de cada pessoa que ensinamos a construir uma vida mais feliz, com mais saúde física e emocional, melhores relacionamentos, sucesso e prosperidade. Desde já saiba que é possível termos tudo isso ao mesmo tempo sim: Saúde, ótimos relacionamentos, Sucesso, Prosperidade e Felicidade. Não temos que escolher entre uma coisa e outra. É exatamente isso que nós vamos ensinar para você!

O Que é EFT?

EFT é a Técnica de Desenvolvimento Humano e Autoconhecimento mais revolucionária do Século XXI. Ela é extremamente poderosa e ao mesmo tempo muito simples de se aprender e aplicar. Sua eficiência para desbloquear a mente humana e promover cura é incrível. EFT é a abreviação de Emotional Freedom Techniques que traduzido significa Técnica de Libertação Emocional. Ela ajuda a reconfigurar o nosso cérebro, rearranjando as redes neurais, através da desprogramação de crenças limitantes e eliminação de emoções negativas impregnadas na mente inconsciente e no nosso corpo, e que são responsáveis por vários processos de autossabotagem. Esses processos influenciam, de forma silenciosa e imperceptível, nossas escolhas e ações, e por tanto nossos resultados. Para que você possa entender melhor tudo isso, recomendo que você Leia nossos Artigos e Baixe nosso Manual Gratuito da EFT.

COMO A EFT PODE AJUDAR VOCÊ?

A EFT é uma Técnica tão versátil que pode ajudar em qualquer área de sua vida. É que ao eliminar suas crenças limitantes e emoções negativas, as quais geram os processos sabotadores inconscientes que influenciam suas escolhas e ações, você passa a ter um entendimento mais profundo, mais limpo, mais real, dos fatos. Assim, sua capacidade, sua habilidade, seu autocontrole, sua clareza, para lidar com as adversidades, sejam pessoas, circunstâncias ou situações conflitosas, ficam mais desenvolvidos e você consegue ter mais domínio sobre o que acontece em sua vida e, é claro, melhores ações e resultados. Nossas emoções e crenças afetam o funcionamento do nosso cérebro, da nossa mente, e isso altera até mesmo nossa fisiologia, a química e o funcionamento do nosso corpo. Imagine você 100% no controle de qualquer situação! Isso é apenas um dos benefícios que você vai ter com a EFT!

error: Conteúdo Protegido!!