A Ligação Pelo Sofrimento

||A Ligação Pelo Sofrimento

Existem vários padrões emocionais e sentimentos negativos que mantemos como uma forma de permanecermos conectados aos familiares e antepassados. Na maioria das vezes fazemos isso de forma inconsciente. É o que eu chamo de “ligação pelo sofrimento”. É uma forma adoecida de demonstrar amor e lealdade. A tentativa de rompimento desse tipo de ligação por parte de um membro da família poderá provocar sentimentos de culpa e traição. Por outro lado, a família também poderá acusar e se sentir traída por aquele que deseja romper a “ligação pelo sofrimento”.

Esse conjunto de sentimentos levam a uma autossabotagem daquele que deseja se libertar, levando-o a perpetuar sentimentos e padrões negativos por uma vida inteira, além de passar para os filhos fazendo com que a negatividade sobreviva através das gerações.

Vou exemplificar. Imagine uma criança que tem uma mãe muito cobradora e perfeccionista, que gosta de ditar os passos da criança mesmo quando ela já teria condições de tomar certas decisões sozinha. Como toda criança sente necessidade de ser reconhecida e amada pelos pais, a tendência é que ela faça tudo para agradar a mãe e obter sua aprovação. Durante a infância, ela enxerga o comportamento da mãe como algo normal, pois não tem experiência nem amadurecimento pra perceber o que acontece. Sente-se pressionada a infância inteira, mas não se dá conta que poderia ser diferente. Depois que vai crescendo, pode perceber como esse padrão de tentar agradar a mãe a todo custo para obter seu reconhecimento é sufocante e como já deixou de fazer coisas que gostaria para agradá-la, carregando assim várias frustrações. A partir daí, a então adolescente ou adulta tenta romper o padrão e experimenta fazer algo que deseja diferente do que a mãe gostaria. Surge, então, o sentimento de culpa por não ter agradado a mãe. E a mãe por sua vez, provavelmente reforçará esse sentimento cobrando e fazendo chantagem emocional.

Cria-se um relacionamento baseado no sofrimento, mas que pode parecer “Amor” e dedicação de parte a parte. A mãe se acha muito preocupada e dedicada e só quer o bem da filha, quando no fundo age baseada em sentimentos egoístas e necessidade de controlar. E a filha passa por cima de suas vontades, e vai acumulando inconscientemente frustração e raiva da mãe. Age como se fosse a boazinha e aceita as imposições e às vezes fará até parecer que suas vontades são iguais as das mães, para obter reconhecimento. Tudo vai se acumulando gerando infelicidade e acaba aparecendo em forma de dificuldades de relacionamento e até doenças físicas. Esses padrões normalmente são passados de geração em geração. Basta investigar um pouco a relação da mãe com a avó e veremos provavelmente uma repetição de comportamento.

Essas ligações de sofrimento ocorrem de variadas formas. Um outro exemplo. Uma mãe que perde um filho e passa uma vida inteira guardando a tristeza da perda. Muitas vezes, o sentimento acaba sendo cultivado e essa mãe não se permite dissolver a tristeza e ficar em paz para manter uma ligação com o filho. Já tratei vários casos de perdas com a EFT (Técnica para Autolimpeza Emocional – Clique Aqui e solicite o Manual Gratuito para aprender a eliminar emoções e pensamentos negativos em minutos!), inclusive de mães que perderam filhos.

Como é um trabalho emocional muito profundo, ele acaba dissolvendo a tristeza e trazendo paz interior, apesar da perda que a mãe sofreu. Entretanto, em vários atendimentos já vi a pessoa expressar ou demonstrar que não quer dissolver totalmente aquele sofrimento, por que se sentiria como se estivesse se afastando da pessoa que se foi. A lógica emocional é que, se você ama, tem que sofrer com a perda o resto da vida. Se ficar em paz, é porque não ama mais ou não amava tanto assim. A pessoa sente como se estivesse traindo ou abandonando o ente querido que se foi. “Um pouco dessa tristeza é saudável, como posso ficar totalmente em paz depois de uma perda como essa? É uma ferida aberta que nunca vai cicatrizar. Tenho muito amor pelo meu filho”. Esses são pensamentos que podem ou não ser verbalizados que estão rodando o inconsciente.

Na verdade, quando dissolvemos a tristeza ou o sentimento de luto, resta uma ligação boa associada a uma paz interior. O amor permanece e a necessidade do sofrimento desaparece. É possível, então, pensar na pessoa que morreu e sentir apenas bons sentimentos. Para a mente e para o ego, acostumados a sofrer, isso parece totalmente impossível. No entanto, um trabalho bem conduzido com a EFT leva a esses resultados na maior parte dos casos.

Atendi por um tempo uma cliente que tinha depressão e ela percebia claramente dentro de si, pensamentos e sentimentos dizendo que ela não poderia ou não deveria ser feliz por que a mãe dela sofreu a vida inteira e morreu com depressão. Como ela poderia então ser feliz se a mãe não teve esse direito? É o sofrer em solidariedade, uma forma doente de demonstrar que ama. Por mais estranho que possa parecer, esses pensamentos são bem comuns em casos de família com depressão. Boa parte das vezes são pensamentos inconscientes que precisam ser descobertos para que possam ser curados com a EFT.

Essa ligação também pode se manifestar na vida financeira e travar o crescimento de alguém que se sentirá culpado se conseguir levar uma vida melhor que a dos pais. Um filho poderá não progredir nos estudos tanto quanto seria possível para não sentir-se muito distante e afastado dos pais e outros familiares.

Em casos de famílias obesas, um membro que queira emagrecer poderá se sentir culpado. Uns emagrecem e depois voltam ao peso inicial para se sentirem aceitos pelos familiares.

A escolha de relacionamentos, a repetição de vícios, o desenvolvimento de doenças físicas podem estar relacionados ao padrão de perpetuação e “Ligação pelo sofrimento”.

Enfim, é possível ver essa ligação nas mais diversas áreas. É preciso ficar atento para que possamos identificar e sair dessa armadilha que nos leva a uma grande autossabotagem inconsciente.

Convido você a aprender como utilizar a EFT pra que você possa eliminar emoções negativas (Medo, mágoa, trauma, culpa, ansiedade, raiva, tristeza, abandono…), pensamentos negativos e crenças limitantes. Clique Aqui e solicite o Manual Gratuito pra aprender agora!

 

Um forte abraço!

André Lima.

 

PS.: Se você gostou desse artigo e acredita que esse conhecimento pode ajudar outras pessoas, então clica em Curtir em algum lugar dessa página. Vou ficar muito grato!


EFT: A MAIS PODEROSA FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E AUTOCURA DO SÉCULO XXI!

Aprenda essa Técnica incrível para Identificar e Eliminar Programas Sabotadores Inconscientes que Prejudicam sua Vida em todas as Áreas: Saúde, Relacionamento, Profissional e Financeira.

SOLICITE SEU MANUAL COMPLETO DA EFT AGORA MESMO!

 

5 Comments

  1. Miriam Passos 21 de abril de 2015 at 03:17 - Reply

    André, quanto esse artigo é relevante! Maravilhosa essa abordagem que trata de um problema tão corriqueiro, mas profundo e limitador , que , creio eu, assola a sociedade, devido às consequências e desdobramentos na vida das pessoas. Gratidão por mais essa bola dentro! Você é muito importante em nossas vidas. Abraço.

  2. Ivana Gragnani 20 de abril de 2015 at 09:40 - Reply

    Terminei em janeiro um curso de cranio sacral , uma terapia ligada a bagagem genètica que recebemos e que nos impede de sermos nos mesmos e nao sò isto inclusive mecanismos como estes descritos, onde o nosso inconciente procurase adptar para nos sentirmos amados e vice e versa!!1 achei muito interessante e gostaria de aprofondir estes temas!!!

  3. Maria Inês Magalhães Torres 18 de abril de 2015 at 17:47 - Reply

    Impressionante como sempre aparece uma situação em que nos encaixamos!
    E só percebemos qdo nos vemos retratados nela.
    Parabens, André, pela sensibilidade e clareza dos diagnósticos!

  4. Tania Maniero 18 de abril de 2015 at 15:43 - Reply

    Excelente André. Já tive alguns insights baseados nesse seu texto. Vou trabalhá-los. Tenho tido grandes progressos com essa técnica que aprendi com você. Muito obrigada

  5. Luciana 18 de abril de 2015 at 14:10 - Reply

    Eu vivo uma situação assim com meus pais. No caso da minha mãe descobri recentemente um fator pernicioso que permeia nossa relação. Sempre fui quietinha, obediente, mas intimamente sempre lhe tive muita raiva, a ponto de mal suportar a convivência com ela. Num dia desses, durante uma sessão de EFT saquei que pelo menos uma parte dessa raiva é porque sempre esperei dela orientação, colo, carinho etc e, além dela nunca ter sido esse tipo de mãe pra mim, ela sempre teve uma postura autoritária e crítica, me tratando como se eu fosse obrigada a aceitar o jeito de ser dela. Da minha parte sempre achei desaforo, como filha, ter de lidar com as dificuldades e dramas dela (ela é uma pessoa complicada) e não consigo abrir meu coração pra ela. Odeio o jeito de ser dela. Aí acaba que nossa relação sempre foi de embate. Um embate silencioso, pois não brigamos e discutimos uma com a outra, mas mesmo assim é uma situação muito ruim. Me pergunto se algum dia conseguirei amá-la… No momento ainda tenho muito o que dissolver.
    Estou contando meu caso porque só fui ter consciência disso com ajuda da EFT (e da TFT também). Antes eu só reagia emocionalmente, presa dentro de um círculo vicioso como se fosse uma disputa de queda de braço, ela me forçando de um lado e eu resistindo do outro. Ainda não dissolvi toda a carga emocional associada, mas se não fosse a EFT talvez eu jamais conseguisse evoluir nessa questão.

Leave A Comment

Seja muito bem-vindo!

Seja muito bem-vindo ao Portal de Autoconhecimento e Desenvolvimento Humano do Instituto EFT Brasil! Aqui você vai poder acessar vários conteúdos gratuitos, em diversos formatos (E-books/PDF, Vídeo Aulas, Artigos Texto/Vídeo, Workshops e mais) que vai ajudar a transformar verdadeiramente a sua vida. Sua forma de ver, pensar, sentir e agir nunca mais serão as mesmas porque uma mente que se expande jamais retorna ao seu tamanho inicial. Assine nossa Lista VIP e receba nossas dicas exclusivas para desenvolver toda e qualquer área de sua vida pra que você tenha sucesso e prosperidade, quer seja em sua saúde física ou emocional, nos seus relacionamentos pessoais ou profissionais, ou mesmo em sua vida profissional e financeira. Saiba que você pode contar conosco hoje e sempre. Juntos somos muito mais fortes! Quer ir mais rápido? Vá sozinho. Quer ir mais longe? Venha conosco!

Sobre o IEB:

O INSTITUTO EFT BRASIL (IEB) acredita que todo ser humano tem um poder interno ilimitado para superar toda e qualquer adversidade e é o único ser vivo capaz de criar sua própria realidade. A chave para desbloquear esse poder interno ilimitado é o Autoconhecimento e o Desenvolvimento Pessoal e a ferramenta certa pra isso é a EFT, pois ela trata as verdadeiras causas dos problemas, por mais profundas que sejam, e restaura o nosso equilíbrio interno e externo. Nossa missão e o nosso trabalho é ajudar a criar um mundo melhor através de cada pessoa que ensinamos a construir uma vida mais feliz, com mais saúde física e emocional, melhores relacionamentos, sucesso e prosperidade. Desde já saiba que é possível termos tudo isso ao mesmo tempo sim: Saúde, ótimos relacionamentos, Sucesso, Prosperidade e Felicidade. Não temos que escolher entre uma coisa e outra. É exatamente isso que nós vamos ensinar para você!

O Que é EFT?

EFT é a Técnica de Desenvolvimento Humano e Autoconhecimento mais revolucionária do Século XXI. Ela é extremamente poderosa e ao mesmo tempo muito simples de se aprender e aplicar. Sua eficiência para desbloquear a mente humana e promover cura é incrível. EFT é a abreviação de Emotional Freedom Techniques que traduzido significa Técnica de Libertação Emocional. Ela ajuda a reconfigurar o nosso cérebro, rearranjando as redes neurais, através da desprogramação de crenças limitantes e eliminação de emoções negativas impregnadas na mente inconsciente e no nosso corpo, e que são responsáveis por vários processos de autossabotagem. Esses processos influenciam, de forma silenciosa e imperceptível, nossas escolhas e ações, e por tanto nossos resultados. Para que você possa entender melhor tudo isso, recomendo que você Leia nossos Artigos e Baixe nosso Manual Gratuito da EFT.

COMO A EFT PODE AJUDAR VOCÊ?

A EFT é uma Técnica tão versátil que pode ajudar em qualquer área de sua vida. É que ao eliminar suas crenças limitantes e emoções negativas, as quais geram os processos sabotadores inconscientes que influenciam suas escolhas e ações, você passa a ter um entendimento mais profundo, mais limpo, mais real, dos fatos. Assim, sua capacidade, sua habilidade, seu autocontrole, sua clareza, para lidar com as adversidades, sejam pessoas, circunstâncias ou situações conflitosas, ficam mais desenvolvidos e você consegue ter mais domínio sobre o que acontece em sua vida e, é claro, melhores ações e resultados. Nossas emoções e crenças afetam o funcionamento do nosso cérebro, da nossa mente, e isso altera até mesmo nossa fisiologia, a química e o funcionamento do nosso corpo. Imagine você 100% no controle de qualquer situação! Isso é apenas um dos benefícios que você vai ter com a EFT!

error: Conteúdo Protegido!!