Por Que os Homens Buscam tão Pouco o Autoconhecimento?

||Por Que os Homens Buscam tão Pouco o Autoconhecimento?

Nos cursos que ministro com temas relacionados ao autoconhecimento e a EFT (Técnica para Autolimpeza Emocional – Clique Aqui e solicite o Manual Gratuito para aprender a eliminar emoções e pensamentos negativos em minutos!) sempre temos um número de mulheres muito superior ao de homens. Na média, apenas 20% dos alunos é do sexo masculino. Essa proporção também se confirma na nossa página do facebook.

As alunas sempre me perguntam a razão de ter tão poucos homens. Eu costumo responder brincando: “É porque as mulheres são mais problemáticas dos que os homens!”. Elas ficam zangadas comigo, mas é claro que é apenas uma brincadeira.

A maioria das pessoas, mesmo entre as mulheres, não entende a profunda influência que as emoções exercem na nossa vida. Como elas afetam diretamente as nossas escolhas, os relacionamentos, os ganhos financeiros e a saúde física.

Não estou falando somente das emoções que sentimos no momento quando estamos estressados, tristes ou com raiva. Nesses casos, boa parte das pessoas percebem a influência negativa que as emoções exercem. Estou falando do acúmulo de toda a carga emocional que fica gravado no nosso inconsciente pelas experiências que passamos durante a vida.

Por alguma razão, as mulheres têm um contato maior com seus sentimentos. Elas percebem melhor que os homens seus estados emocionais e são culturalmente mais livres para falar sobre isso e expressar o que sentem.

A mulher tem também uma percepção melhor do que acontece no próprio corpo, e é no corpo que a emoção é sentida. Nosso organismo produz uma química para cada sentimento produzido. Essa química entra na corrente sanguínea e provoca reações no corpo físico. Ao invés de ficar somente com sua atenção focada na mente e nos pensamentos, a mulher consegue prestar atenção de forma mais ampla em todo o seu ser – Mente e corpo.

Por ter essa percepção maior das suas emoções e do corpo, intuitivamente, as mulheres sabem que os sentimentos têm uma grande importância e influência em suas vidas. Pelo menos sabem mais do que os homens.

Já os homens estão com sua atenção mais focada na mente e nos pensamentos. Tem mais dificuldade de perceber o corpo e as sensações que as emoções provocam. Culturalmente são mais reprimidos e ensinados a não demonstrar sentimentos, o que os prende na mente ainda mais.

Por tudo isso, os homens são mais “Analfabetos emocionais” do que as mulheres. Não percebendo a força enorme que as emoções não resolvidas têm na sua vida, investem apenas no conhecimento intelectual e na parte racional para ter sucesso profissional e pessoal.

Entretanto, sabemos que os nossos pensamentos e ações são guiados pela emoções conscientes e inconscientes que sentimos, muito mais do que pela mente racional. Alguém que tenha passado por uma forte experiência de rejeição na infância fará escolhas equivocadas nos relacionamentos, tenderá a se sabotar e perder boas oportunidades profissionais por sentir que não merece ou não  tem valor e etc…

Ainda que, racionalmente, essa pessoa queira melhorar sua vida, ela faz ou deixa de fazer coisas que acabam lhe prejudicando. Se nossas ações fossem guiadas pela mente racional, ninguém fumaria, nem beberia em excesso e não haveria consumo de drogas, pois, todos sabem que essas coisas fazem mal. Além disso todo mundo faria exercícios diariamente, dormiria as horas necessárias e seria organizado.

Mesmo quem não passou por fortes traumas, carrega também uma série de emoções negativas menos intensas do seu histórico de vida, e essa carga também afeta as escolhas de uma forma não desejável.

O inconsciente é vasto, profundo, invisível, mas muito poderoso. O homem tende a acreditar mais naquilo que ele vê, e não no que sente, nem em forças inconscientes que também não podem ser visualizadas. Essa falta de percepção daquilo que é invisível, mas profundamente influente, o faz valorizar mais o intelecto. O homem fica preso, focado em um aspecto muito pequeno do seu ser, que é a mente racional. Sendo assim, muitos acham que é bobagem cuidar do emocional. Coisa apenas para pessoas “Problemáticas”.

De certa forma, as mulheres são mais evoluídas. Elas também são mais abertas para pedir e receber ajuda. Reconhecem suas falhas e fraquezas com mais facilidade, por isso vão em busca de trabalhos terapêuticos e cursos de autoconhecimento que possam ajudá-las, sem preconceito. Isso também as fazem ter mais facilidade de ir ao médico para cuidar da saúde.

Para muitos homens, reconhecer suas falhas e fraquezas e pedir ajuda é quase o mesmo que se humilhar. Quando um homem se perde em um lugar qualquer, ele prefere encontrar sozinho a saída. Prefere consultar um mapa ao invés de pedir informação. A mulher, rapidamente, pede informação para alguém. O homem se estiver do lado, repreende-a e diz que não precisa ou fica com vergonha.

Mas, felizmente, as coisas estão mudando. Afinal de contas, 20% de público masculino já é alguma coisa interessante. Duvido que isso fosse possível há 20 anos.

Vemos hoje empresas que investem em treinamentos que trazem autoconhecimento e abordam aspectos emocionais para funcionários de alto escalão, geralmente homens. Os dirigentes dessas empresas estão começando a entender que, para ser um bom líder, gerente ou vendedor, é preciso estar em paz consigo mesmo. O mesmo é válido para que possamos ser um bom pai, marido ou amigo. E não é possível estar bem consigo mesmo quando estamos carregados de sentimentos negativos acumulados do passado.

Convido você a aprender como utilizar a EFT pra que você possa eliminar emoções negativas (Medo, mágoa, trauma, culpa, ansiedade, raiva, tristeza, abandono…), pensamentos negativos e crenças limitantes. Clique Aqui e Solicite o Manual Gratuito pra aprender agora!

 

Um forte abraço!

André Lima.

 

PS.: Se você gostou desse artigo e acredita que esse conhecimento pode ajudar outras pessoas, então clica em Curtir em algum lugar dessa página. Vou ficar muito grato!

By |2018-06-12T10:54:45+00:00junho 19:35|Categories: Autossabotagem|Tags: , |

EFT: A MAIS PODEROSA FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E AUTOCURA DO SÉCULO XXI!

Aprenda essa Técnica incrível para Identificar e Eliminar Programas Sabotadores Inconscientes que Prejudicam sua Vida em todas as Áreas: Saúde, Relacionamento, Profissional e Financeira.

SOLICITE SEU MANUAL COMPLETO DA EFT AGORA MESMO!

 

3 Comments

  1. itelvina Cavalheiro Cima 23 de julho de 2014 at 19:36 - Reply

    gostei muito do texto. Aprendi a ter paciência com meu marido e entender que ele tem o tempo dele, porém percebo que minha mudança de atitude influencia diretamente e aos poucos, bem aos poucos ele também está procurando evoluir espiritualmente.

  2. Carlysson Sena 7 de julho de 2014 at 01:25 - Reply

    Gostei muito André! Vou indicar para meus amigos! Fundamental quebrar essas barreiras e evoluir. Afinal, todos somos seres humanos. Grande abraço!

  3. Kellen 25 de junho de 2014 at 23:55 - Reply

    Concordo!!

Leave A Comment

Seja muito bem-vindo!

Seja muito bem-vindo ao Portal de Autoconhecimento e Desenvolvimento Humano do Instituto EFT Brasil! Aqui você vai poder acessar vários conteúdos gratuitos, em diversos formatos (E-books/PDF, Vídeo Aulas, Artigos Texto/Vídeo, Workshops e mais) que vai ajudar a transformar verdadeiramente a sua vida. Sua forma de ver, pensar, sentir e agir nunca mais serão as mesmas porque uma mente que se expande jamais retorna ao seu tamanho inicial. Assine nossa Lista VIP e receba nossas dicas exclusivas para desenvolver toda e qualquer área de sua vida pra que você tenha sucesso e prosperidade, quer seja em sua saúde física ou emocional, nos seus relacionamentos pessoais ou profissionais, ou mesmo em sua vida profissional e financeira. Saiba que você pode contar conosco hoje e sempre. Juntos somos muito mais fortes! Quer ir mais rápido? Vá sozinho. Quer ir mais longe? Venha conosco!

Sobre o IEB:

O INSTITUTO EFT BRASIL (IEB) acredita que todo ser humano tem um poder interno ilimitado para superar toda e qualquer adversidade e é o único ser vivo capaz de criar sua própria realidade. A chave para desbloquear esse poder interno ilimitado é o Autoconhecimento e o Desenvolvimento Pessoal e a ferramenta certa pra isso é a EFT, pois ela trata as verdadeiras causas dos problemas, por mais profundas que sejam, e restaura o nosso equilíbrio interno e externo. Nossa missão e o nosso trabalho é ajudar a criar um mundo melhor através de cada pessoa que ensinamos a construir uma vida mais feliz, com mais saúde física e emocional, melhores relacionamentos, sucesso e prosperidade. Desde já saiba que é possível termos tudo isso ao mesmo tempo sim: Saúde, ótimos relacionamentos, Sucesso, Prosperidade e Felicidade. Não temos que escolher entre uma coisa e outra. É exatamente isso que nós vamos ensinar para você!

O Que é EFT?

EFT é a Técnica de Desenvolvimento Humano e Autoconhecimento mais revolucionária do Século XXI. Ela é extremamente poderosa e ao mesmo tempo muito simples de se aprender e aplicar. Sua eficiência para desbloquear a mente humana e promover cura é incrível. EFT é a abreviação de Emotional Freedom Techniques que traduzido significa Técnica de Libertação Emocional. Ela ajuda a reconfigurar o nosso cérebro, rearranjando as redes neurais, através da desprogramação de crenças limitantes e eliminação de emoções negativas impregnadas na mente inconsciente e no nosso corpo, e que são responsáveis por vários processos de autossabotagem. Esses processos influenciam, de forma silenciosa e imperceptível, nossas escolhas e ações, e por tanto nossos resultados. Para que você possa entender melhor tudo isso, recomendo que você Leia nossos Artigos e Baixe nosso Manual Gratuito da EFT.

COMO A EFT PODE AJUDAR VOCÊ?

A EFT é uma Técnica tão versátil que pode ajudar em qualquer área de sua vida. É que ao eliminar suas crenças limitantes e emoções negativas, as quais geram os processos sabotadores inconscientes que influenciam suas escolhas e ações, você passa a ter um entendimento mais profundo, mais limpo, mais real, dos fatos. Assim, sua capacidade, sua habilidade, seu autocontrole, sua clareza, para lidar com as adversidades, sejam pessoas, circunstâncias ou situações conflitosas, ficam mais desenvolvidos e você consegue ter mais domínio sobre o que acontece em sua vida e, é claro, melhores ações e resultados. Nossas emoções e crenças afetam o funcionamento do nosso cérebro, da nossa mente, e isso altera até mesmo nossa fisiologia, a química e o funcionamento do nosso corpo. Imagine você 100% no controle de qualquer situação! Isso é apenas um dos benefícios que você vai ter com a EFT!

error: Conteúdo Protegido!!