Procrastinar significa adiar aquilo que é importante de ser feito. E nesse texto eu vou dar pra você o acesso a uma vídeo aula com um poderoso exercício para combater e eliminar esse mal que assola o ser humano. Vou falar também sobre o que está por trás desse mal.

Podemos procrastinar uma obrigação, como uma conta para pagar ou um relatório pra fazer. Mas pode também ser algo que não é uma obrigação, mas que, se fosse feito, traria um benefício para a nossa vida como fazer um curso; organizar o seu trabalho; fazer um investimento na sua carreira…

Outros exemplos de coisas que são comuns deixarmos pra depois: Exames médicos; dentista; dieta; exercícios; cuidados com o bem estar e saúde; projetos pessoais e profissionais; término de relacionamento; conserto de coisas quebradas; organização de coisas em casa; doação e limpeza de coisas que não utilizamos; elaboração de orçamento; colocar as dívidas no papel; fazer algo que envolve criatividade… São muitas coisas.

Existem várias razões por trás desse comportamento. Essas razões não são lógicas ou racionais. Tem um fundo muito mais emocional, e em muitos casos, é processo que ocorre de forma inconsciente. Vou relatar aqui algumas dessas razões por trás da procrastinação, desde uma mais superficial até outras mais profundas.

A simples sensação de que a tarefa que você vai fazer é chata, entediante, faz você adiá-la. É uma tentativa de não entrar em contato com o sentimento ruim que surge ao pensar em fazer a tarefa. Então você deixa pra depois, sente um alivio momentâneo que não é verdadeiro. Por que no fundo você sabe que tem que fazer. Isso acaba gerando mais ansiedade. E a ansiedade cria um estado de inquietação física e mental, leva a confusão e paralisia, e isso contribui também para gerar mais procrastinação.

Será que é possível remover esse sentimento de que a tarefa é muito chata, entediante? Sim, tem uma técnica que faz isso maravilhosamente bem que vou ensinar pra você. Quando você remove a sensação, a tarefa pode não se tornar a coisa mais agradável do mundo pra ser feita, mas pode ser encarada com sentimento de paz. Assim, você não foge e consegue colocar em prática.

Essa razão que eu citei, no parágrafo anterior, é uma razão mais superficial que nos leva a procrastinar. Existem outras muito mais profundas. Isso por que a procrastinação é uma das formas de manifestação da autossabotagem. E autossabotagem acontece devido a inúmeros fatores emocionais. Vou citar exemplos.

O ser humano tem uma necessidade de se identificar com as pessoas que ele convive e ama, como a família, por exemplo. E essa identificação acontece no nível dos interesses intelectuais, culturais e até na questão do nível financeiro. Se você começa a crescer em alguns desses campos, é possível que tenha medo de perder a identificação com essas pessoas e comece a se afastar emocionalmente delas. Sendo assim, a pessoa sabotar o seu crescimento profissional adiando coisas que ela sabe que poderiam alavancar a sua carreira. Poderia fazer um determinado curso, mas não faz, vai deixando pra depois e nem sabe a razão. No fundo, existe o medo de se afastar, medo de ficar diferente e não se sentir igual aos outros, medo até de sofrer rejeição se vier a se tornar uma pessoa diferente.

Isso normalmente acontece em um nível inconsciente. Se você perguntar para a pessoa, é provável que ela diga que gostaria muito de crescer profissionalmente, e ela vai justificar a falta de atitude pra alavancar esse crescimento com outras explicações mais superficiais. Talvez a pessoa diga que é preguiçosa, que não tem força de vontade o suficiente. Mas tudo isso já é o reflexo desses sentimentos que a pessoa guarda que geram essa energia sabotadora e levam a sentir preguiça e falta de vontade.

Sentimentos de culpa levam a processos de autopunição. E uma forma de se punir é deixar pra depois coisas que poderiam melhorar a sua vida. A culpa gera um sentimento de que você não merece coisas boas, porque em algum nível você se julga uma má pessoa que fez algo condenável. E se você fez algo condenável, vai adiando ações que poderiam levar uma vida mais feliz. No fundo, a pessoa não acha justo que ela seja mais feliz.

Essa culpa pode ter origem em algo que a pessoa fez como um aborto, uma traição, um ato desonesto. Mas pode ser também causada por falta de apoio e elogio na infância e excesso de críticas. Crianças que são muito cobradas e pouco elogiadas tendem a achar que elas fazem tudo errado e se sentem culpadas por não serem bons filhos. Elas acham que é de sua responsabilidade a insatisfação que elas veem nos seus pais. Sentem que não são boas o suficiente.

Tudo isso vai baixar a autoestima, o amor próprio. E quem não se ama plenamente começa a sabotar a própria vida das mais variadas formas, inclusive, através da procrastinação.

Eu gravei uma Vídeo Aula onde eu explico com mais profundidade esse tema e ensino um poderoso exercício utilizando a Técnica da EFT (Técnica para Autolimpeza Emocional – Clique Aqui e solicite o Manual Gratuito para aprender a eliminar emoções e pensamentos negativos em minutos!) pra que você possa se auto aplicar agora mesmo e se libertar desse mal. Também forneço detalhes de como você poderá fazer para se aprofundar ainda mais nesse tema, caso seja o seu desejo.

Como especialista na área, eu acredito que o Autoconhecimento e o Desenvolvimento Pessoal têm o poder de transformar o mundo. Minha missão é fazer com que as pessoas descubram as emoções negativas, crenças e pensamentos limitantes que sabotam a saúde, relacionamentos e a prosperidade e ensinar a EFT para que todos possam curar essa negatividade. E, com isso, promover paz, harmonia, elevação da consciência e plenitude.

 

Um forte abraço!

André Lima.

 

PS.: Se você gostou desse artigo e acredita que esse conhecimento pode ajudar outras pessoas, então clica em Curtir em algum lugar dessa página. Vou ficar muito grato!

Gostou do Artigo? Gostaria de ajudar? Então clica no Ícone do Facebook e Compartilha!


EFT: A MAIS PODEROSA FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E AUTOCURA DO SÉCULO XXI!


Aprenda essa Técnica incrível para Identificar e Eliminar Programas Sabotadores Inconscientes que Prejudicam sua Vida em todas as Áreas: Saúde, Relacionamento, Profissional e Financeira.


SOLICITE SEU MANUAL COMPLETO DA EFT AGORA MESMO!

 

Um comentário

  1. Maria Aparecida de Souza Porto 8 de julho de 2019 em 12:07- Responder

    Gostei e quero praticar!!!

Deixar um comentário

Por |2020-04-14T20:14:03-03:00novembro 17:15|

Gostou do Artigo? Gostaria de ajudar? Então clica no Ícone do Facebook e Compartilha!

Seja muito bem-vindo!

Seja muito bem-vindo ao Portal de Autoconhecimento e Desenvolvimento Humano do Instituto EFT Brasil! Aqui você vai poder acessar vários conteúdos gratuitos, em diversos formatos (E-books/PDF, Vídeo Aulas, Artigos Texto/Vídeo, Workshops e mais) que vai ajudar a transformar verdadeiramente a sua vida. Sua forma de ver, pensar, sentir e agir nunca mais serão as mesmas porque uma mente que se expande jamais retorna ao seu tamanho inicial. Assine nossa Lista VIP e receba nossas dicas exclusivas para desenvolver toda e qualquer área de sua vida pra que você tenha sucesso e prosperidade, quer seja em sua saúde física ou emocional, nos seus relacionamentos pessoais ou profissionais, ou mesmo em sua vida profissional e financeira. Saiba que você pode contar conosco hoje e sempre. Juntos somos muito mais fortes! Quer ir mais rápido? Vá sozinho. Quer ir mais longe? Venha conosco!

Sobre o IEB:

O INSTITUTO EFT BRASIL (IEB) acredita que todo ser humano tem um poder interno ilimitado para superar toda e qualquer adversidade e é o único ser vivo capaz de criar sua própria realidade. A chave para desbloquear esse poder interno ilimitado é o Autoconhecimento e o Desenvolvimento Pessoal e a ferramenta certa pra isso é a EFT, pois ela trata as verdadeiras causas dos problemas, por mais profundas que sejam, e restaura o nosso equilíbrio interno e externo. Nossa missão e o nosso trabalho é ajudar a criar um mundo melhor através de cada pessoa que ensinamos a construir uma vida mais feliz, com mais saúde física e emocional, melhores relacionamentos, sucesso e prosperidade. Desde já saiba que é possível termos tudo isso ao mesmo tempo sim: Saúde, ótimos relacionamentos, Sucesso, Prosperidade e Felicidade. Não temos que escolher entre uma coisa e outra. É exatamente isso que nós vamos ensinar para você!

O Que é EFT?

EFT é a Técnica de Desenvolvimento Humano e Autoconhecimento mais revolucionária do Século XXI. Ela é extremamente poderosa e ao mesmo tempo muito simples de se aprender e aplicar. Sua eficiência para desbloquear a mente humana e promover cura é incrível. EFT é a abreviação de Emotional Freedom Techniques que traduzido significa Técnica de Libertação Emocional. Ela ajuda a reconfigurar o nosso cérebro, rearranjando as redes neurais, através da desprogramação de crenças limitantes e eliminação de emoções negativas impregnadas na mente inconsciente e no nosso corpo, e que são responsáveis por vários processos de autossabotagem. Esses processos influenciam, de forma silenciosa e imperceptível, nossas escolhas e ações, e por tanto nossos resultados. Para que você possa entender melhor tudo isso, recomendo que você Leia nossos Artigos e Baixe nosso Manual Gratuito da EFT.

COMO A EFT PODE AJUDAR VOCÊ?

A EFT é uma Técnica tão versátil que pode ajudar em qualquer área de sua vida. É que ao eliminar suas crenças limitantes e emoções negativas, as quais geram os processos sabotadores inconscientes que influenciam suas escolhas e ações, você passa a ter um entendimento mais profundo, mais limpo, mais real, dos fatos. Assim, sua capacidade, sua habilidade, seu autocontrole, sua clareza, para lidar com as adversidades, sejam pessoas, circunstâncias ou situações conflitosas, ficam mais desenvolvidos e você consegue ter mais domínio sobre o que acontece em sua vida e, é claro, melhores ações e resultados. Nossas emoções e crenças afetam o funcionamento do nosso cérebro, da nossa mente, e isso altera até mesmo nossa fisiologia, a química e o funcionamento do nosso corpo. Imagine você 100% no controle de qualquer situação! Isso é apenas um dos benefícios que você vai ter com a EFT!

Ir ao Topo