Atendi uma mulher de 35 anos, aluna de curso que estou ministrando sobre prosperidade e ela relatou o seguinte comportamento. Todas as vezes que ela ficava feliz com alguma coisa, imediatamente surgiam pensamentos para tirar a alegria daquele momento. Eram pensamentos que traziam sentimentos de culpa.

Certa ela tinha acabado de sair do trabalho, feliz por ter produzido bastante naquele dia, e logo ela viu um homem empurrando uma carrocinha de picolé. O homem tinha um defeito físico, e, segundo ela, tinha um semblante triste. Imediatamente ela começou a sentir pena e tristeza e ainda um sentimento de culpa por estar feliz. Como se ela não pudesse ficar feliz enquanto outras pessoas sofrem.

Esse mecanismo começou autar muito cedo em sua vida. Surgiu um evento marcante da infância. Um dia ela estava brincando de beijar na boca em casa, com um menino que era filho da empregada. Sua mãe, ao ver a brincadeira, deu-lhe uma repreensão severa e disse que ia contar ao pai quando ele voltasse de viagem. Ela ficou morrendo de medo esperando mais um bronca do pai, mas que segundo ela, nunca aconteceu. Talvez a mãe tenha percebido que exagerou na repreensão.

Mas o que ficou marcado dessa experiência foi o sentimento de culpa e a sensação de que ela não era uma criança boa. A partir daí, todas as vezes que ela estava feliz, brincando com alguém, surgia a lembrança desse fato e ela se sentia culpada. Ela pensava que não podia ficar feliz já que era uma criança ruim por ter feito algo muito errado. Essas lembranças continuaram por muito tempo, até que ela cresceu e percebeu que esse evento realmente não tinha sido nada demais.

Entretanto, o mecanismo continuou dentro dela, sempre levando sua mente a pensar em coisas negativas e que a faziam sentir culpa na idade adulta. Não era mais aquela cena da infância que surgia. Mas poderia ser o homem triste que vendia picolé, ou então as pessoas que estavam trabalhando no seu negócio enquanto ela estava em casa. Ela é dona de uma empresa junto com a família, trabalha muito, mas tinha momentos que ela poderia estar em casa, e quando isso acontecia, se sentia culpada ao pensar no funcionários que estavam trabalhando naquele momento.

Sua mente não lhe permita relaxar, ser feliz, aproveitar o momento. E o que nós descobrimos durante a sessão, é que se instalou um mecanismo inconsciente, desde aquela experiência na infância que dizia: “Sempre que eu estou feliz, significa que tem algo de errado e eu não posso ficar feliz, devo estar fazendo algo de muito errado; Eu não posso ficar feliz”. Imediatamente sua mente passava a buscar pensamentos que lhe traziam culpa.

Dessa forma ela sabotava qualquer chance de felicidade. Sua mente, impregnada com crenças limitantes que foram adquiridas por uma experiência negativa do passado, agia sempre. Essa ação era uma forma equivocada de proteção. Uma forma de evitar ser de novo uma menina má. Por mais sem sentindo racional que possa parecer, é assim que age o nosso inconsciente.

Pensamentos e comportamentos ficam automatizados sem possamos nos dar conta. Fizemos um trabalho com a EFT (Técnica para Autolimpeza Emocional – Clique Aqui e solicite o Manual Gratuito para aprender a eliminar emoções e pensamentos negativos em minutos!) e essas crenças e pensamentos foram devidamente tratadas e dissolvidas.

Existem diversas maneiras, algumas delas menos óbvias, onde a nossa mente sabota a nossa felicidade. Tem pessoas que não se permitem ficar em paz quando tem algo pra resolver. As vezes elas estão em um momento de lazer e não podem fazer nada. Deveriam relaxar a aproveitar o momento. Mas a mente não deixa, a preocupação fica lá incomodando. As vezes a pessoa sente até mesmo culpa de deixar a preocupação de lado, como isso fosse torná-la uma irresponsável.

Relembrar e ficar remoendo situações negativas do passado é mais uma forma de sabotar o bem-estar. Você está tranquilo, e de repente começa a reviver uma briga, um fato desagradável, e lá se vai a sua paz interior. Só que você está aqui e agora e nada daquilo está acontecendo no momento. O sofrimento é um filme mental estressante que você criou e começou assistir dentro da sua cabeça.

A EFT é uma ferramente muito simples e eficaz pra que você possa eliminar toda esses pensamentos e sentimentos que sabotam a sua felicidade.

Por favor, deixe seus comentários abaixo sobre esse texto. O que você achou? De que forma você também vem sabotando a sua felicidade?

 

Um forte abraço!
André Lima.


PS.: Se você gostou desse artigo e acredita que esse conhecimento pode ajudar outras pessoas, então clica em Curtir em algum lugar dessa página. Vou ficar muito grato!