A grande maioria das pessoas com problemas de peso tem uma grande dificuldade em conseguir manter uma dieta alimentar. São várias tentativas, as vezes têm sucesso mas a maioria não. Acontecem também várias recaídas, e muitos ficam no chamado efeito sanfona. Os que conseguem manter o resultado, se esforçam bastante para isso, exigindo muita disciplina durante toda a vida. Tem ainda aqueles que só conseguem manter a dieta tomando medicamentos, os quais todos sabem que são muito prejudiciais a saúde.

Mas por que é que não é fácil manter o peso? Na verdade, comer em excesso tem muito pouco a ver com indisciplina e força de vontade. Tem a ver com as nossas insatisfações pessoais, com os sentimentos negativos que temos, com a ansiedade. A comida é apenas uma válvula de escape. Quando comemos, momentaneamente nos sentimos bem, e esquecemos um pouco o mal estar provocado pelos sentimentos negativos.

Tenho um amigo que é um exemplo disso. Ele era bem magrinho há três anos atrás. Começou a trabalhar em outro estado, com muita pressão sobre ele. Engordou trinta quilos, e hoje, diz que só consegue dormir, depois de comer de forma a ficar com o estômago totalmente cheio. Se não for assim, não consegue pegar no sono. Algumas pessoas buscam a bebida para aliviar os sentimentos negativos, outras buscam as drogas, outras o cigarro, outras a comida, e assim vai.

Os programas de dieta e emagrecimento miram na consequência, e não na causa. Eles se baseiam na teoria de que você está fora do peso porque se alimenta mal, e acham que esta má alimentação é que é a causa de tudo. Na verdade, a má alimentação é apenas a consequência de tudo. O que aconteceria então, se você trabalhasse realmente as causas, a ansiedade, os sentimento negativos? Simples, a pessoa começa a se alimentar em menor quantidade e busca coisas mais saudáveis de forma espontânea, sem esforço.

Quando não resolvemos a verdadeira causa (Sentimentos negativos), fazer regime é um esforço, exige muita disciplina, são muitas recaídas. Restringindo a alimentação, estamos retirando a válvula de escape, e, como consequência, a ansiedade aumenta. A tendência é que, ou a pessoa canalize esta ansiedade para outra coisa também negativa (Cigarro, bebida, mau humor), ou ela simplesmente não aguenta e volta a comer como antes.

Algumas pessoas podem achar então, que trabalhar estas emoções e sentimentos negativos seria muito demorado, que levaria anos. Isto é verdade quando se fala de tratamentos comuns. Quando trabalhamos com a EFT (Técnica para Autolimpeza Emocional – Clique Aqui e solicite o Manual Gratuito para aprender a eliminar emoções e pensamentos negativos em minutos!). Em poucas sessões é possível tratar e eliminar os sentimentos que estão causando ansiedade, de forma que os resultados são bem rápidos. Podemos dizer, sem exagero algum, que uma sessão de EFT faz o trabalho que muitas vezes anos de terapia convencional não consegue.

Atendi a uma colega, também terapeuta, que desejava perder peso, mas que não conseguia parar de comer em excesso a noite. Fizemos uma sessão de EFT, conseguimos detectar muita raiva e irritação guardadas desde a infância com relação a fatos ocorridos na família. Eliminamos estes sentimentos com a EFT, o que geralmente é feito muito rapidamente, e o resultado foi imediato. Já no mesmo dia a noite, ela percebeu a diferença e ficou impressionada. Começou a perder peso naturalmente, pois aquela compulsão alimentar noturna desapareceu. Na mesma semana, as pessoas já começaram a notar a perda de peso.

O excesso de peso é apenas um sintoma. Se você está com este problema, pense que é apenas um aviso do seu corpo de que existem assuntos emocionais que não estão resolvidos. Aprenda EFT, é um método simples que você pode utilizar, basta baixar o Manual Gratuito e estudá-lo. Milhões de pessoas no mundo já fizeram isto e estão tendo excelentes resultados. Ou então contrate um terapeuta para te ajudar na identificação dos sentimentos negativos e na aplicação da EFT (Clique Aqui e solicite o Manual Gratuito).

Um forte abraço!

André Lima.

PS.: Se você gostou desse artigo e acredita que esse conhecimento pode ajudar outras pessoas, então clica em Curtir em algum lugar dessa página. Vou ficar muito grato a você!