Por Que Notícia Ruim Dá Tanta Audiência?

||Por Que Notícia Ruim Dá Tanta Audiência?

Existe uma atração em nós que nos impulsiona a ler, ouvir, assistir e conversar sobre notícias negativas. Pouco vejo jornal na TV, mas sempre que vejo, presto atenção e percebo uma quantidade enorme de notícias que geram um monte de sentimentos negativos, e bem poucas que trazem bem estar, esperança ou uma mensagem positiva.

Não cheguei a fazer uma estatística, mas eu arriscaria dizer que em torno de 70 a 80% das notícias que saem acabam sendo fatos negativos. São notícias que geram vários sentimentos desconfortáveis: Raiva, tristeza, medo, impotência, indignação…

O padrão é bem parecido em todas as emissoras, seja nos jornais locais ou nos de abrangência nacional. Algumas pessoas acham que a culpa é da mídia que escolhe esse tipo de notícia para ser veiculada. Entretanto, eu vejo que o problema é mais profundo. A televisão vive de dar audiência, e, se as pessoas não se interessassem tanto por esse tipo de notícia negativa, a mídia teria que melhorar ou mudar o que ela veicula.

A televisão passa o que as pessoas sentem atração em assistir. Notícias sobre tragédias costumam render semanas. Passam exaustivamente nos jornais da TV, são comentadas em programas de auditório, de fofoca ou de debate e as pessoas gostam de assistir.

Se algum canal resolver veicular um telejornal com 90% de notícias boas e apenas 10% de notícias negativas, teria muito provavelmente uma audiência baixíssima.

Vemos programas de melhor qualidade em canais alternativos que têm públicos específicos com uma audiência bem menor. Não adianta colocar a culpa na mídia, pois só permanece no ar aquilo que a população aprova através da sua audiência.

O mais importante de tudo isso é entendermos o que nos leva a sentir atração por tanta negatividade. Essa é a razão pela qual estou escrevendo esse texto. Não é para culpar a televisão nem o público e, sim, para compreender o que está por trás desse problema.

A negatividade nos atrai devido ao fato de estarmos cheios de pensamentos, crenças, emoções guardadas do passado, sentimentos de tristeza, medo, mágoa, raiva e outros que acumulamos durante a vida e passam a viver no nosso interior formando uma sombra. Essa sombra busca crescer e se fortalecer. Um dos mecanismos pelos quais ela cresce, é através das notícias negativas que alimentam as emoções que guardamos.

Em maior ou menor grau, todos nós sentimos uma certa atração por notícias negativas. É a sombra atuando dentro de nós, de forma inconsciente, levando-nos a escolher conteúdos que acabam gerando mal-estar. Conheço pessoas que têm um verdadeiro fascínio por programas policiais que trazem as notícias sobre os mais diversos e bizarros tipos de crime. Como alguém pode gostar disso? Na verdade, ninguém gosta, é a sombra agindo no nosso inconsciente.

Tem algumas notícias negativas que até podem ser vistas como sendo de interesse nacional. Mas tem outras que não servem para absolutamente nada, além de alimentar a negatividade da sombra. Uma tragédia como a que aconteceu na boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, levando à morte de 240 pessoas, pode ser visto como algo de interesse nacional já que vai levar a sociedade a aprender com a experiência e gerar melhorias na segurança das casas noturnas de todo país, evitando novas tragédias. Então, tem sentido que essa notícia seja veiculada em rede nacional.

Entretanto, vemos diversas notícias que não tem o menor sentido de serem passadas em rede nacional (Nem localmente): Uma pessoa que morreu afogada em um lago; um acidente de carro trágico que alguém filmou; alguém que tenha sido assaltado e morto em algum lugar do Brasil e etc… A quem interessa essas notícias? Somente as famílias e amigos das pessoas envolvidas.

Não bastasse os problemas, tragédias e perdas que temos em nossas vidas pessoais, que já nos causam muita dor, acabamos por absorver o sofrimento de outras pessoas desconhecidas. Isso ajuda a elevar os níveis de estresse, pessimismo, pânico e depressão da população e não ajuda em nada as pessoas que passaram pela tragédia. Pelo contrário. Quanto mais infelicidade individual geramos, mais aumentamos os níveis de infelicidade da coletividade. A negatividade é contagiosa. Ajudamos mais a humanidade quando somos mais felizes. O único propósito dessas notícias é alimentar a sombra.

Nas tragédias de interesse nacional, que devem ser veiculadas para gerar aprendizado e mudança na sociedade, haverá ainda uma intensa exploração de toda a reação emocional que elas causam, o que vai alimentar também a sombra.

Perceber essa força inconsciente que nos leva a ir em busca de coisas negativas é muito importante. Quando começamos a ver o mecanismo em ação sabendo que ele serve apenas para causar sofrimento, fica mais fácil despertar e escolher algo melhor. Enquanto estamos cegos sem percebermos que estamos agindo guiados pela sombra é muito mais difícil mudar o comportamento.

Além da percepção da ação da sombra, é mais importante ainda curar a negatividade que guardamos. Quanto mais nos libertarmos de emoções, pensamentos e sentimentos negativos acumulados, menor será a nossa atração por notícias negativas ou qualquer coisa que sirva para alimentar sofrimento. É o que acontece quando praticamos a EFT (Técnica para Autolimpeza Emocional – Clique Aqui e solicite o Manual Gratuito para aprender a eliminar emoções e pensamentos negativos em minutos!) pois liberamos a negatividade acumulada.

 

Um forte abraço!

André Lima.

 

PS.: Se você gostou desse artigo e acredita que esse conhecimento pode ajudar outras pessoas, então clica em Curtir em algum lugar dessa página. Vou ficar muito grato!

By |2018-04-25T16:04:20+00:00junho 19:25|Categories: Geral|Tags: , , |

EFT: A MAIS PODEROSA FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E AUTOCURA DO SÉCULO XXI!

Aprenda essa Técnica incrível para Identificar e Eliminar Programas Sabotadores Inconscientes que Prejudicam sua Vida em todas as Áreas: Saúde, Relacionamento, Profissional e Financeira.

SOLICITE SEU MANUAL COMPLETO DA EFT AGORA MESMO!

 

14 Comments

  1. LISIANE 24 de novembro de 2014 at 00:39 - Reply

    BEM ESCLARECEDOR E NECESSÁRIO PARA CONSCIENTIZAR O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS PARA ESTA MUDANÇA ACONTECER, AGRADEÇO O ARTIGO

  2. rogerio barone 4 de setembro de 2014 at 02:16 - Reply

    Olá, tive contato com o texto publicado por André Lima exatamente no dia de hoje 03/09/2014.
    Achei muito interessante a abordagem sobre “Os 3 passos para a grande virada” e quando cheguei em casa, procurei novamente o texto para saber mais informações sobre EFT.

    Concordo plenamente em viver uma vida com foco no “hoje” e com pensamento positivo, mas as vezes a negatividade está tão presente em nossas vidas que não conseguimos enxergá-la. Mas basta fazermos uma reflexão sobre como passamos o nosso dia de hoje, para conseguirmos identificar o que tanto nos atrapalha. Entretanto é preciso estar preparado de corpo e alma, de coração aberto, como dizem, pois se não estivermos concentrados a este ponto, não seremos capazes de perceber como os nossos medos, angústias, dores, afetam-nos negativamente.

    Obrigado e parabéns pelo site

    Abraços
    Rogério Barone

  3. maria do perpetuo socorro de oliveira pereira 21 de agosto de 2014 at 19:43 - Reply

    Desde que comecei a praticar EFT, tenho me esforçado em ser mais seletiva
    naquilo que assisto pela midia, principalmente a televisiva. Isso tem me ajudado a
    não introjetar mais ainda, tudo que traz em seu bojo de negatividade. As que estão em
    nosso inconsciente, de forma cumulativa, já seria o suficiente para trabalharmos incessantemente a sua dissolvição… E neste sentido , EFT tem me ajudado bastante,,, Vale a pena mesmo, tentar…

  4. Adenilron Brito 31 de julho de 2014 at 18:19 - Reply

    Sou Correror se Imóveis, e me sentir bem melhor e seu que irei melhorar mais ainda, após rec. este material.
    Obrigado André.

    Adenilton
    Salvador/Ba

  5. Ires de Oliveira Cavalli 14 de julho de 2014 at 12:11 - Reply

    Olá André,

    Parabéns, os seus textos sempre trazem uma reflexão positiva para nossas vidas, sabemos que a negatividade nos afeta, assim como nos estimula o positivismo, mas muitas das vezes ficamos amortecidos e esquecemos disso, por isso acabamos sofrendo as consequências. Precisamos destas leituras constantes para mantermos atentos a isso. Sou muito grata pelos seus textos de excelente conteúdo, que Deus o conserve na iluminação e no amor.

    Ires.

  6. Aline 8 de julho de 2014 at 18:17 - Reply

    Olá André!

    Concordo com você, mas não acha que as notícias mais locais, como os próprios exemplos que citou (afogamento, assalto, etc.) também não geram um certo aprendizado, visto que nos tornamos mais vigilantes e cuidadosos.
    Por outro lado, ficamos paranoicos também; várias pessoas deixam de sair, se divertir, por medo.
    Complicado…

  7. Lazara 6 de julho de 2014 at 22:00 - Reply

    Sonho sempre com o tempo em que nos Brasileiros iremos de forma conciente e coletiva colaborar com isto…desligando a TV assim que comecar as noticias ruins,
    Porque o sentimento que elas geram em nos, eh que faz atrair mais acontecimentos ruins,
    tenho certeza que todos os que acompanham o teu trabalho, Andre e o trabalho de tantos outros divulgadores de tanto conhecimento a respeito deste assunto ,e gracas a Deus sao muitos ja,
    Vamos la gente Vamos ajudar a mudar a conciencia e assim muando a energia e sentimento da nacao…de negativo para positivo,
    Eu falei de Sonho….mas agora eu sei que nossos sonhos podem e se tornarao realidade Sim!…sou muito grata por tudo isto.

  8. elisabeth marina 5 de julho de 2014 at 01:06 - Reply

    Olá André
    Já faz alguns anos que eu eliminei a tv da minha vida, e o interessante é que o que me levou a essa decisão foi justamente os jornais com essas noticias deprimentes, daí para deixar definitivamente de ver tv foi um pulo.

  9. Daniela 5 de julho de 2014 at 00:09 - Reply

    Assim como positivismo atrai positivismo… negativismo também atrai negativismo. Isso aí.

  10. noelia 4 de julho de 2014 at 20:25 - Reply

    Exatamente assim, André. Adoro os seus textos. Abraços.

  11. Magda Bittencourt 4 de julho de 2014 at 16:09 - Reply

    Texto de excelente conteúdo e altíssima qualidade…como sempre, André.
    Gratidão, por nos ajudar sempre a compreender os mecanismos sombrios e sabotadores da nossa mente, nos auxiliando, assim, a conquistar saúde, liberdade e qualidade de vida.
    Um grande abraço de Luz e Amor!

  12. Aldeni Barbosa 18 de junho de 2014 at 16:11 - Reply

    Gostei desta frase:

    Ajudamos mais a humanidade quando somos mais felizes. O único propósito dessas notícias é alimentar a sombra.

    Aldeni Costa

  13. lourdes 15 de junho de 2014 at 14:59 - Reply

    Andre, é muito bom você explicar isso para nós. Podemos assim ficar alertas sobre o que nos move para ouvir e ver as tragédias.

    Grata

  14. Helena Bochiski 15 de junho de 2014 at 01:39 - Reply

    Puxa… eu sempre falo isso… eu escolho as notícias que quero ver… e elas acabam aparecendo… perfeito esse texto…

    Obrigada !

    Helena

Leave A Comment

Seja muito bem-vindo!

Seja muito bem-vindo ao Portal de Autoconhecimento e Desenvolvimento Humano do Instituto EFT Brasil! Aqui você vai poder acessar vários conteúdos gratuitos, em diversos formatos (E-books/PDF, Vídeo Aulas, Artigos Texto/Vídeo, Workshops e mais) que vai ajudar a transformar verdadeiramente a sua vida. Sua forma de ver, pensar, sentir e agir nunca mais serão as mesmas porque uma mente que se expande jamais retorna ao seu tamanho inicial. Assine nossa Lista VIP e receba nossas dicas exclusivas para desenvolver toda e qualquer área de sua vida pra que você tenha sucesso e prosperidade, quer seja em sua saúde física ou emocional, nos seus relacionamentos pessoais ou profissionais, ou mesmo em sua vida profissional e financeira. Saiba que você pode contar conosco hoje e sempre. Juntos somos muito mais fortes! Quer ir mais rápido? Vá sozinho. Quer ir mais longe? Venha conosco!

Sobre o IEB:

O INSTITUTO EFT BRASIL (IEB) acredita que todo ser humano tem um poder interno ilimitado para superar toda e qualquer adversidade e é o único ser vivo capaz de criar sua própria realidade. A chave para desbloquear esse poder interno ilimitado é o Autoconhecimento e o Desenvolvimento Pessoal e a ferramenta certa pra isso é a EFT, pois ela trata as verdadeiras causas dos problemas, por mais profundas que sejam, e restaura o nosso equilíbrio interno e externo. Nossa missão e o nosso trabalho é ajudar a criar um mundo melhor através de cada pessoa que ensinamos a construir uma vida mais feliz, com mais saúde física e emocional, melhores relacionamentos, sucesso e prosperidade. Desde já saiba que é possível termos tudo isso ao mesmo tempo sim: Saúde, ótimos relacionamentos, Sucesso, Prosperidade e Felicidade. Não temos que escolher entre uma coisa e outra. É exatamente isso que nós vamos ensinar para você!

O Que é EFT?

EFT é a Técnica de Desenvolvimento Humano e Autoconhecimento mais revolucionária do Século XXI. Ela é extremamente poderosa e ao mesmo tempo muito simples de se aprender e aplicar. Sua eficiência para desbloquear a mente humana e promover cura é incrível. EFT é a abreviação de Emotional Freedom Techniques que traduzido significa Técnica de Libertação Emocional. Ela ajuda a reconfigurar o nosso cérebro, rearranjando as redes neurais, através da desprogramação de crenças limitantes e eliminação de emoções negativas impregnadas na mente inconsciente e no nosso corpo, e que são responsáveis por vários processos de autossabotagem. Esses processos influenciam, de forma silenciosa e imperceptível, nossas escolhas e ações, e por tanto nossos resultados. Para que você possa entender melhor tudo isso, recomendo que você Leia nossos Artigos e Baixe nosso Manual Gratuito da EFT.

COMO A EFT PODE AJUDAR VOCÊ?

A EFT é uma Técnica tão versátil que pode ajudar em qualquer área de sua vida. É que ao eliminar suas crenças limitantes e emoções negativas, as quais geram os processos sabotadores inconscientes que influenciam suas escolhas e ações, você passa a ter um entendimento mais profundo, mais limpo, mais real, dos fatos. Assim, sua capacidade, sua habilidade, seu autocontrole, sua clareza, para lidar com as adversidades, sejam pessoas, circunstâncias ou situações conflitosas, ficam mais desenvolvidos e você consegue ter mais domínio sobre o que acontece em sua vida e, é claro, melhores ações e resultados. Nossas emoções e crenças afetam o funcionamento do nosso cérebro, da nossa mente, e isso altera até mesmo nossa fisiologia, a química e o funcionamento do nosso corpo. Imagine você 100% no controle de qualquer situação! Isso é apenas um dos benefícios que você vai ter com a EFT!

error: Conteúdo Protegido!!