Como Fazer EFT Para Atingir o Autoperdão

||Como Fazer EFT Para Atingir o Autoperdão

No artigo passado escrevi sobre “A Importância do Autoperdão“, deixando claro as consequências negativas quando não nos perdoamos pelos erros cometidos. Conforme explicado, dentre as consequências nocivas, tendemos a nos punir inconscientemente prejudicando ainda mais a nossa vida.

Na teoria, temos consciência que seria muito bom se nos perdoássemos. Mas o que acontece com a maioria é que, mesmo sabendo disso racionalmente, ainda guardamos raiva de nós mesmos, arrependimento, mágoa… Não basta apenas dizer da boca pra fora que se perdoou, o mais importante é sentir que não existem quaisquer sentimentos negativos guardados em relação a si próprio ao lembrar do “Erro cometido”. Somente aí é que o autoperdão se torna real e estaremos livres.

Ao usarmos a EFT (Técnica para Autolimpeza Emocional – Clique Aqui e solicite o Manual Gratuito para aprender a eliminar emoções e pensamentos negativos em minutos!), conseguimos dissolver de forma profunda, e normalmente bem rápida, as emoções negativas. Por isso, a técnica é excelente para que possamos nos libertar da culpa, mágoa ou raiva de nós mesmos, e assim atingir uma sensação de paz interior em relação aos erros que cometemos. Vamos ver nesse artigo como usar a EFT para atingir esses resultados.

É possível utilizar a técnica para qualquer lembrança que traga desconforto emocional: Um aborto, uma briga,  algo que você fez ou deixou de fazer e que se arrependeu ou se sente culpado, algo que você disse pra alguém, uma falha cometida com os filhos ou outros familiares, erros cometidos no trabalho, um investimento mal sucedido, uma decisão errada, uma injustiça que você cometeu.

Para que você possa utilizar a técnica, é preciso inicialmente que você identifique o fato que traz essa sensação desconfortável em relação a você mesmo. Depois de identificado o evento, você deve lembrar do ocorrido e vai deixar vir à tona todos os sentimentos negativos. Preste bem atenção no que surge e identifique os sentimentos: Culpa, raiva, mágoa, medo, tristeza, arrependimentos… Colocar tudo no papel ajuda bastante. Escreva o nome da emoção (Ou das emoções) que surge(m), e identifique também as razões, ou seja, os pensamentos que justificam cada sentimento. Quando tiver tudo isso listado no papel, você terá um bom material para começar a aplicar a EFT. Vou exemplificar melhor.

Vamos supor que uma mulher que tenha feito um aborto e chega ao consultório para tratar as emoções ligadas a esse fato. (Obs.: Escolhi exemplificar com esse tema pois é um problema muito comum e que traz sérias consequências emocionais para muitas mulheres. Esse assunto surge bastante como pano de fundo para uma série de problemas emocionais que a pessoa nem imagina que foram causados pelo aborto; na verdade, causados pela culpa e todos os sentimentos gerados pela prática deste ato.). A pergunta que vou fazer inicialmente é, “Qual o sentimento mais intenso que vem à tona ao pensar no aborto?” Ou então, “Qual é a pior coisa que você sente ao pensar no aborto?” A resposta pode ser algo do tipo: “Sinto uma tristeza, uma sensação de culpa também…”. Deixo a pessoa falar mais um pouco e faço mais perguntas  para estimular que surjam mais pensamentos e sentimentos negativos. Pode surgir muita coisa ligada à religião e/ou espiritualidade: “Interrompi uma vida…”; “Tenho medo das consequências”. “Fico imaginando como seria a criança hoje, a idade que teria”. Podem surgir também sentimentos em relação a terceiros: “Tenho raiva do meu ex namorado que não quis assumir”; “Tenho raiva dos meus pais que não me deram apoio”.

Com esses pensamentos e sentimentos iniciais,  já podemos começar a aplicar EFT. Vamos formular a rodada:

Frase de preparação: “Mesmo que eu me sinta culpada ao pensar que fiz um aborto, eu me aceito profunda e completamente” – Repete 3 vezes enquanto bate no ponto do karatê.

Topo da cabeça: Eu me sinto culpada

Inicio da sobrancelha: Eu sinto uma tristeza

Lateral do olho: Fico imaginando como seria o meu filho

Embaixo do olho: Se seria menino ou menina

Embaixo do nariz: Me sinto culpada

Embaixo do lábio inferior: Eu interrompi uma vida

Osso da clavícula: Tenho medo das consequências

Embaixo da axila: Eu sinto uma tristeza

Topo da cabeça: Não tenho como voltar no tempo

Inicio da sobrancelha: Na época não via outra solução

Lateral do olho: Eu me sinto culpada

Embaixo do olho: Tenho raiva de fulano que não quis assumir o filho

Embaixo do nariz: Tenho raiva dos meus pais que não me apoiaram

Embaixo do lábio inferior: Eu sinto uma tristeza

Osso da clavícula: Me sinto culpada

Embaixo da axila: Não tem como voltar atrás.

As emoções negativas que estão por trás dessas frases vão sendo dissolvidas durante a aplicação da  técnica. Isso vai modificar a forma como a pessoa pensa e sente a respeito do problema. Por isso, precisamos investigar o que se passa no seu interior logo depois da primeira rodada.

Após a rodada vamos perguntar: O que você está sentindo agora? E por que está sentindo isso? Pode ou não surgir mais sentimentos e pensamentos diferentes dos iniciais. É preciso perguntar e deixar que as repostas surjam, pois as pessoas tendem a responder automaticamente sem prestar atenção ao que se está sentindo. Colhemos as repostas e elaboramos uma nova rodada. Algumas frases permanecem, outras são modificadas, já outras são eliminadas da rodada. Isso ocorre porque as emoções vão se dissolvendo a cada rodada.

Devemos aplicar quantas rodadas forem necessárias até que a pessoa sinta total paz interior ao relatar o fato, isso significa não sentir mais culpa, tristeza, mágoa, arrependimento… Nada. Quando chegar nesse ponto, teremos então atingindo o autoperdão. Isso pode ser alcançado em poucas rodadas, mas também pode ser que exija paciência e persistência.

Para saber se realmente chegamos onde queremos, posso formular uma frase de teste. Por exemplo, posso pedir para a cliente dizer: “Mesmo achando que foi um erro que eu cometi, eu me perdoo incondicionalmente”. Depois da frase dita, eu pergunto se soou verdadeiro ou se houve alguma resistência interior. Se houver alguma resistência, fazemos mais EFT para quebrá-la, até que a pessoa consiga dizer a frase sentindo nela uma verdade absoluta.

Bem, este foi um exemplo de como podemos usar a EFT para limpar sentimentos que nos impedem de nos perdoarmos. Adapte e use o conhecimento adquirido para aplicar para os seus problemas específicos.

 

Um forte abraço!

André Lima.

 

PS.: Se você gostou desse artigo e acredita que esse conhecimento pode ajudar outras pessoas, então clica em Curtir em algum lugar dessa página. Vou ficar muito grato!


EFT: A MAIS PODEROSA FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E AUTOCURA DO SÉCULO XXI!

Aprenda essa Técnica incrível para Identificar e Eliminar Programas Sabotadores Inconscientes que Prejudicam sua Vida em todas as Áreas: Saúde, Relacionamento, Profissional e Financeira.

SOLICITE SEU MANUAL COMPLETO DA EFT AGORA MESMO!

 

4 Comments

  1. […] (técnica para autolimpeza emocional, baixe o manual gratuito aqui) para atingir o auto perdão (Como fazer EFT para atingir o autoperdão), recebi um e-mail de uma leitora afirmando ter percebido através do texto, a razão pela qual ela […]

  2. […] (técnica para autolimpeza emocional, baixe o manual gratuito aqui) para atingir o auto perdão (Como fazer EFT para atingir o autoperdão), recebi um e-mail de uma leitora afirmando ter percebido através do texto, a razão pela qual ela […]

  3. Simone 24 de setembro de 2015 at 00:45 - Reply

    Oi André, acabei de ler esse artigo e os outros dois relacionados, e olhando para o fracasso do meu ultimo relacionamento é fácil perceber como os sentimentos negativos nos manipulam, pois a minha razão sempre me disse que não iria dar certo, que aquilo era uma enganação e que insistir era apenas pedir pra sofrer…. já o meu emocional estava sempre procurando justificativas para seguir adiante, e como nunca foi meu forte escutar minha razão, eu fui seguindo em frente, e sofrendo, por muitas vezes me culpando e me perguntando o que eu estava fazendo de errado pra aquele relacionamento não funcionar? Hoje eu sei, não era pra funcionar. E quando veio a dor da perda, veio também a vitimização, culpando apenas o outro pelo meu sofrimento, mas veio também o conhecimento, e aos poucos fui assumindo minha responsabilidade pelo acontecido, afinal eu escolhi tentar, e eu escolhi perdoar sempre e permitir que ele me tratasse daquela forma, eu permiti, eu assumo minha responsabilidade e me perdoo por isso, e preciso te agradecer muito por isso, afinal você, assim como o Wallace Lima foram canais de aprendizado e benção para minha vida!
    Ainda tenho um longo caminho a percorrer, mas agora tenho condições de seguir com melhores escolhas e transformando a minha vida naquela dos meus sonhos, e se houver alguma maneira de lhe retribuir, é só pedir.
    Agradeço a Deus pela sua vida e por sua jornada impactante na vida das pessoas!!
    Grande abraço.

  4. Irene 23 de setembro de 2015 at 15:16 - Reply

    Muito obrigada, gostei imenso e vou colocar em prática. Gostaria de ter acesso ao vídeo do desafio da prosperidade. Já tentei me inscrever e não consegui.

Leave A Comment

Seja muito bem-vindo!

Seja muito bem-vindo ao Portal de Autoconhecimento e Desenvolvimento Humano do Instituto EFT Brasil! Aqui você vai poder acessar vários conteúdos gratuitos, em diversos formatos (E-books/PDF, Vídeo Aulas, Artigos Texto/Vídeo, Workshops e mais) que vai ajudar a transformar verdadeiramente a sua vida. Sua forma de ver, pensar, sentir e agir nunca mais serão as mesmas porque uma mente que se expande jamais retorna ao seu tamanho inicial. Assine nossa Lista VIP e receba nossas dicas exclusivas para desenvolver toda e qualquer área de sua vida pra que você tenha sucesso e prosperidade, quer seja em sua saúde física ou emocional, nos seus relacionamentos pessoais ou profissionais, ou mesmo em sua vida profissional e financeira. Saiba que você pode contar conosco hoje e sempre. Juntos somos muito mais fortes! Quer ir mais rápido? Vá sozinho. Quer ir mais longe? Venha conosco!

Sobre o IEB:

O INSTITUTO EFT BRASIL (IEB) acredita que todo ser humano tem um poder interno ilimitado para superar toda e qualquer adversidade e é o único ser vivo capaz de criar sua própria realidade. A chave para desbloquear esse poder interno ilimitado é o Autoconhecimento e o Desenvolvimento Pessoal e a ferramenta certa pra isso é a EFT, pois ela trata as verdadeiras causas dos problemas, por mais profundas que sejam, e restaura o nosso equilíbrio interno e externo. Nossa missão e o nosso trabalho é ajudar a criar um mundo melhor através de cada pessoa que ensinamos a construir uma vida mais feliz, com mais saúde física e emocional, melhores relacionamentos, sucesso e prosperidade. Desde já saiba que é possível termos tudo isso ao mesmo tempo sim: Saúde, ótimos relacionamentos, Sucesso, Prosperidade e Felicidade. Não temos que escolher entre uma coisa e outra. É exatamente isso que nós vamos ensinar para você!

O Que é EFT?

EFT é a Técnica de Desenvolvimento Humano e Autoconhecimento mais revolucionária do Século XXI. Ela é extremamente poderosa e ao mesmo tempo muito simples de se aprender e aplicar. Sua eficiência para desbloquear a mente humana e promover cura é incrível. EFT é a abreviação de Emotional Freedom Techniques que traduzido significa Técnica de Libertação Emocional. Ela ajuda a reconfigurar o nosso cérebro, rearranjando as redes neurais, através da desprogramação de crenças limitantes e eliminação de emoções negativas impregnadas na mente inconsciente e no nosso corpo, e que são responsáveis por vários processos de autossabotagem. Esses processos influenciam, de forma silenciosa e imperceptível, nossas escolhas e ações, e por tanto nossos resultados. Para que você possa entender melhor tudo isso, recomendo que você Leia nossos Artigos e Baixe nosso Manual Gratuito da EFT.

COMO A EFT PODE AJUDAR VOCÊ?

A EFT é uma Técnica tão versátil que pode ajudar em qualquer área de sua vida. É que ao eliminar suas crenças limitantes e emoções negativas, as quais geram os processos sabotadores inconscientes que influenciam suas escolhas e ações, você passa a ter um entendimento mais profundo, mais limpo, mais real, dos fatos. Assim, sua capacidade, sua habilidade, seu autocontrole, sua clareza, para lidar com as adversidades, sejam pessoas, circunstâncias ou situações conflitosas, ficam mais desenvolvidos e você consegue ter mais domínio sobre o que acontece em sua vida e, é claro, melhores ações e resultados. Nossas emoções e crenças afetam o funcionamento do nosso cérebro, da nossa mente, e isso altera até mesmo nossa fisiologia, a química e o funcionamento do nosso corpo. Imagine você 100% no controle de qualquer situação! Isso é apenas um dos benefícios que você vai ter com a EFT!

error: Conteúdo Protegido!!