Perdoando a insensibilidade dos adultos

||Perdoando a insensibilidade dos adultos

Atendi uma amiga que se queixou de várias situações no presente onde ela se sentia injustiçada. Situações que tem a ver com o seu trabalho, no seu momento atual de vida. Pensei que iríamos começar a aplicar EFT (Técnica para Autolimpeza Emocional – Clique Aqui e solicite o Manual Gratuito para aprender a eliminar emoções e pensamentos negativos em minutos!) para dissolver esses sentimentos do presente e que seria esse o ponto de partida da sessão.
Entretanto, à medida que foi me contando as situações do presente, logo foi lembrando de eventos lá da infância, onde ela tinha sido injustiçada. É comum haver essa ligação e repetição de sentimentos da infância.

Ao lembrar desses eventos da infância, a carga emocional era muito mais intensa do que a carga dos eventos atuais. Por isso, comecei a aplicar EFT para trabalhar as questões do passado mais distante. Quando aplicamos EFT, não há uma ordem cronológica que seja “Melhor”. Comecei pela infância apenas por conta da carga emocional mais intensa dessas memórias.

Um evento que pode parecer uma bobagem do ponto de vista do adulto, fica profundamente marcado na criança. Os adultos tendem a esquecer como se sentiam quando eram crianças e acabam por não reconhecer e respeitar os sentimentos infantis. E a criança, por não saber se expressar, não consegue se colocar e se defender. Foi o que aconteceu com essa minha amiga.

O evento com ela se deu na escola, quando tinha, creio eu, menos de oito anos de idade. Lucia (Nome fictício) havia ganhado um saco de balas e os levou para aula. Uma coleguinha ficou interessada nos doces e quis comprá-los. Sendo assim, a colega pegou um troco que havia recebido e ofereceu como pagamento em troca do saquinho de balas. Lúcia aceitou o pagamento, deu as balas para amiga e foi pra casa feliz da vida com o dinheirinho no bolso. Chegando em casa, deu o dinheiro para sua avó guardar.

Entretanto, a mãe desconfiou daquele dinheiro, como se ela tivesse roubado algo de alguém. Lúcia se sentiu então muito mal como julgamento da mãe, pois ela se via como uma criança de boa índole que jamais prejudicaria um colega. Mas a história foi bater de volta na escola. E ela foi julgada também pelas professoras, sentindo-se cada vez mais magoada e injustiçada. A sorte é que um menino havia visto a “Transação comercial” e a defendeu dizendo que Lucia havia vendido as balas.

Mesmo assim, para a sua mãe e para outros adultos, foi como se ela tivesse tirado alguma vantagem. O resultado é que ela foi obrigada a devolver o dinheiro. Ficou envergonhada e triste por isso. E o pior, a amiga não devolveu o saco de balas. O sentimento de injustiça ficou ainda maior. Era como se ela tivesse cometido um crime e estava sendo punida.

Pode parecer um fato bobo para um adulto. Mas a verdade é que a emoção da criança é tão intensa quanto a de um adulto. O trauma causado ao passar por uma situação como essa na infância se assemelha ao trauma que um adulto teria ao ser acusado injustamente de roubar ou tentar levar alguma vantagem sobre alguém. Qualquer adulto se sentiria muito mal. A criança também sente, e talvez numa intensidade maior, pois não tem uma clareza e maturidade o suficiente para se defender. E vai argumentar contra quem? Contra mãe toda-poderosa? Contra as professoras que sabem de tudo? A criança sente, então, um misto de sentimento de injustiça, raiva e culpa. Sim, culpa por que se pessoas tão maduras e adultas a acusam, ela lá no fundo fica se questionando se realmente fez algo errado. 

E esse foi um dos eventos que surgiu durante a sessão, onde ela relatava que havia ficado uma ferida profunda. Trabalhamos pacientemente até dissolver cem por cento dos sentimentos de mágoa, raiva e injustiça. O resultado foi excelente.

Muitas vezes não damos importância a esses sentimentos que ficam em nós lá da infância, por acharmos que seja uma bobagem. Mas não são. São tão intensos e tão importantes de serem tratados e dissolvidos como quaisquer outros sentimentos gerados na vida adulta. Esse tema é tão importante que certamente irei lançar em algum momento, um curso de EFT para tratar somente de situações emocionais da infância, pois esse conteúdo guardado se reflete de forma profunda até a vida a adulta.

No caso da minha amiga, o sentimento de injustiça se repetia em diversas situações da vida adulta. E essa repetição ocorre por uma combinação de razões. Uma das razões é que, quando guardamos sentimentos negativos do passado, como o sentimento de injustiça por exemplo, a nossa mente tenderá e enxergar mais situações de injustiça. Já que se trata de uma ferida aberta que temos dentro de nós, todas as vezes que observarmos uma injustiça (Seja conosco ou com terceiros) essa ferida será tocada e por isso prestaremos mais atenção a essas situações e elas nos marcarão mais intensamente.

O outro mecanismo que leva a repetição das situações é o que chamamos de sincronicidade, ou coincidências. O sentimento negativo dentro de nós é como imã que atrai mais situações negativas. Ou seja, sentimentos de injustiça atraem mais situações para que a gente se sinta novamente injustiçado. E aí, quando as situações acontecem, iremos reagir emocionalmente de uma forma mais intensa, devido ao acumulo de injustiças do passado. O sentimento então se intensifica, nossa mente  tenderá a enxergar mais injustiças e vai reagindo de forma cada vez pior… 

Creio que é possível perceber o círculo vicioso que ajuda a piorar negatividade guardada. Esse mecanismo acontece para qualquer tipo de sentimento negativo. É dessa forma que o ego se fortalece e domina a nossa vida e acaba nos causando muito sofrimento.

Já tratei centenas de eventos como esses e vi o quanto a dissolução desses sentimentos traz melhoras na vida adulta. Nunca subestime os sentimentos que foram gerados na infância. Sentimentos não têm idade. Podem ser gerados no nascimento e se perpetuar por uma vida inteira.
Tudo isso também serve para que a gente relembre como é que uma criança se sente, e assim termos mais consciência de como tratá-las, respeitando seus sentimentos. É difícil que os adultos tenham essa clareza. É raro ver alguém pedindo desculpas por ter cometido um erro com uma criança. É comum ver os pais dizendo e fazendo coisas que humilham os filhos na frente de outras pessoas. Pense como um adulto se sentiria em situações como essas. É da mesma forma que a criança sente, mas ela pode não aparentar, por não saber lidar com situação e nem se expressar como um adulto.

Convido você a aprender como utilizar a EFT pra que você possa eliminar emoções negativas (Medo, mágoa, trauma, culpa, ansiedade, raiva, tristeza, abandono…), pensamentos negativos e crenças limitantes. Clique Aqui e solicite o Manual Gratuito pra aprender agora!

 

Um forte abraço!

André Lima.

 

PS.: Se você gostou desse artigo e acredita que esse conhecimento pode ajudar outras pessoas, então clica em Curtir em algum lugar dessa página. Vou ficar muito grato!

By |2018-04-27T11:29:46+00:00junho 16:47|Categories: Perdão|Tags: , , |

EFT: A MAIS PODEROSA FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E AUTOCURA DO SÉCULO XXI!

Aprenda essa Técnica incrível para Identificar e Eliminar Programas Sabotadores Inconscientes que Prejudicam sua Vida em todas as Áreas: Saúde, Relacionamento, Profissional e Financeira.

SOLICITE SEU MANUAL COMPLETO DA EFT AGORA MESMO!

 

3 Comments

  1. Evaldo 16 de abril de 2015 at 02:02 - Reply

    Boa noite, eu fiz eft e fiquei muito feliz com o resultado! Muito obrigado Andre.

  2. DENIRA 16 de abril de 2015 at 01:38 - Reply

    Obrigada André, por disponibilizar essa material que com certeza vai me ajudar muito.
    Parabéns pelo lindo trabalho.
    Muita luz

  3. Vera Lúcia Fontana 15 de abril de 2015 at 13:39 - Reply

    Este depoimento é muito importante para mim, pois vendo a sua apresentação do EFT percebi
    que a minha dificuldade vem de situações da minha infância, tive uma série de momentos que me senti muito feia e incapaz que sinto até hoje e que tiveram origem nestes problemas. Já te agradeço por esta descoberta e só não participarei do curso neste momento, mas com certeza em outra oportunidade fareia inscrição. Abraços.

Leave A Comment

Seja muito bem-vindo!

Seja muito bem-vindo ao Portal de Autoconhecimento e Desenvolvimento Humano do Instituto EFT Brasil! Aqui você vai poder acessar vários conteúdos gratuitos, em diversos formatos (E-books/PDF, Vídeo Aulas, Artigos Texto/Vídeo, Workshops e mais) que vai ajudar a transformar verdadeiramente a sua vida. Sua forma de ver, pensar, sentir e agir nunca mais serão as mesmas porque uma mente que se expande jamais retorna ao seu tamanho inicial. Assine nossa Lista VIP e receba nossas dicas exclusivas para desenvolver toda e qualquer área de sua vida pra que você tenha sucesso e prosperidade, quer seja em sua saúde física ou emocional, nos seus relacionamentos pessoais ou profissionais, ou mesmo em sua vida profissional e financeira. Saiba que você pode contar conosco hoje e sempre. Juntos somos muito mais fortes! Quer ir mais rápido? Vá sozinho. Quer ir mais longe? Venha conosco!

Sobre o IEB:

O INSTITUTO EFT BRASIL (IEB) acredita que todo ser humano tem um poder interno ilimitado para superar toda e qualquer adversidade e é o único ser vivo capaz de criar sua própria realidade. A chave para desbloquear esse poder interno ilimitado é o Autoconhecimento e o Desenvolvimento Pessoal e a ferramenta certa pra isso é a EFT, pois ela trata as verdadeiras causas dos problemas, por mais profundas que sejam, e restaura o nosso equilíbrio interno e externo. Nossa missão e o nosso trabalho é ajudar a criar um mundo melhor através de cada pessoa que ensinamos a construir uma vida mais feliz, com mais saúde física e emocional, melhores relacionamentos, sucesso e prosperidade. Desde já saiba que é possível termos tudo isso ao mesmo tempo sim: Saúde, ótimos relacionamentos, Sucesso, Prosperidade e Felicidade. Não temos que escolher entre uma coisa e outra. É exatamente isso que nós vamos ensinar para você!

O Que é EFT?

EFT é a Técnica de Desenvolvimento Humano e Autoconhecimento mais revolucionária do Século XXI. Ela é extremamente poderosa e ao mesmo tempo muito simples de se aprender e aplicar. Sua eficiência para desbloquear a mente humana e promover cura é incrível. EFT é a abreviação de Emotional Freedom Techniques que traduzido significa Técnica de Libertação Emocional. Ela ajuda a reconfigurar o nosso cérebro, rearranjando as redes neurais, através da desprogramação de crenças limitantes e eliminação de emoções negativas impregnadas na mente inconsciente e no nosso corpo, e que são responsáveis por vários processos de autossabotagem. Esses processos influenciam, de forma silenciosa e imperceptível, nossas escolhas e ações, e por tanto nossos resultados. Para que você possa entender melhor tudo isso, recomendo que você Leia nossos Artigos e Baixe nosso Manual Gratuito da EFT.

COMO A EFT PODE AJUDAR VOCÊ?

A EFT é uma Técnica tão versátil que pode ajudar em qualquer área de sua vida. É que ao eliminar suas crenças limitantes e emoções negativas, as quais geram os processos sabotadores inconscientes que influenciam suas escolhas e ações, você passa a ter um entendimento mais profundo, mais limpo, mais real, dos fatos. Assim, sua capacidade, sua habilidade, seu autocontrole, sua clareza, para lidar com as adversidades, sejam pessoas, circunstâncias ou situações conflitosas, ficam mais desenvolvidos e você consegue ter mais domínio sobre o que acontece em sua vida e, é claro, melhores ações e resultados. Nossas emoções e crenças afetam o funcionamento do nosso cérebro, da nossa mente, e isso altera até mesmo nossa fisiologia, a química e o funcionamento do nosso corpo. Imagine você 100% no controle de qualquer situação! Isso é apenas um dos benefícios que você vai ter com a EFT!

error: Conteúdo Protegido!!