Vamos falar hoje um pouco sobre crenças negativas que nos impedem de prosperar. O trabalho com a EFT (Técnica para Autolimpeza Emocional – Clique Aqui e solicite o Manual Gratuito para aprender a eliminar emoções e pensamentos negativos em minutos!) é bem amplo e também deve abranger o campo do sucesso financeiro.

A EFT pode ser utilizada inclusive para aumentar a prosperidade financeira. Para que isso ocorra, uma das coisas principais que precisamos fazer é identificar nossas crenças negativas com relação ao dinheiro, o que nem sempre é fácil. Achamos tão natural pensar de uma certa maneira que nem percebemos pensamentos nocivos que guardamos, que acabam com a nossa prosperidade. Além de não perceber, muitas vezes nem sequer temos consciência de que certos pensamentos são apenas crenças negativas (Não são verdades, mas achamos que são) e que estão nos prejudicando. Tendo identificado essas crenças, podemos aplicar a EFT para neutralizá-las.

Somos bombardeados diariamente com informações que associam o dinheiro e o sucesso a coisas negativas. E isso pode vir da família, da religião, da sociedade, de novelas, filmes etc.

Assisti a um filme nesse final de semana que passava uma mensagem desse gênero. O personagem principal do filme é um escritor desconhecido, sem nada publicado, com um emprego medíocre e financeiramente em péssima situação. O diabo aparece pra ele em forma de uma bela mulher e ele vende sua alma em troca de sucesso como escritor. A partir de então sua vida começa a mudar completamente. Os livros são publicados, ele começa a ganhar muito dinheiro. Aí começam os problemas. Ele não tem mais tempo para os amigos devido a muitos compromissos. Passa a não ver mais a família. Um livro de um colega seu é rejeitado, para que o dele seja aceito na editora. Nesse momento, o diabo fala: “Para que possa vencer, outro tem que fracassar”. Essa frase foi repetida algumas vezes no filme.

Resumindo, ele ganhou dinheiro e sucesso e perdeu as amizades das pessoas, ficou sem tempo para família. As pessoas da editora, que eram ricas, eram esnobes e não tinham o menor respeito pelos outros. Diante de tudo isso, se arrependeu amargamente da troca que fez, pois ficou muito infeliz. Mensagem do filme: O dinheiro e o sucesso tiram sua paz interior, destrói o relacionamento com amigos e parentes, tornam as pessoas gananciosas, prepotentes e etc.

Essa é a imagem que muitos de nós guardam, uns com mais intensidade, outros com menos, a respeito do sucesso financeiro. Diante disso, quem é que pode querer enriquecer? Cria-se então um processo inconsciente de autossabotagem. Se você perguntar a grande maioria das pessoas se elas desejam enriquecer, elas vão dizer que sim, mas, no seu inconsciente, há muitas coisas negativas associadas ao dinheiro e ao sucesso como: “Para que eu seja bem sucedido, outra pessoa terá que fracassar, é a competição”, “As pessoas ricas passam por cima dos outros”, “Pessoas bem sucedidas trabalham demais e não têm tempo pra família”. Existem dois lados no seu inconsciente ponderando as vantagens e desvantagens de ser bem sucedido. A sua atual situação reflete a média desses pensamentos.

Identificar essas crenças exige um bom trabalho de autoconhecimento. Existem vários livros excelentes que falam sobre abundância e prosperidade que podem ajudar você a identificar essas crenças limitantes. Depois que as encontrar, use a EFT para eliminar a força desses pensamentos, até que eles deixem de fazer sentido. Falarei sobre isso com mais detalhes em outra oportunidade.

O artigo que vem a seguir foi escrito por Gary Craig, criador da EFT e traduzido por mim. Ele faz parte de uma séria maior chamada de “O Palácio das Possibilidades” que também estou traduzindo. Resolvi compartilhar este artigo com vocês, pois achei muito interessante a maneira sobre como ele fala sobre o dinheiro e a abundância. Creio que dá pra fazer algumas reflexões muito boas. Vamos ao artigo:

O RIO DE DINHEIRO – Por Gary Craig

O dinheiro não é bom nem ruim. Nossa percepção dele é apenas uma crença que se instalou em nossas mentes. O dinheiro é uma forma de energia que pode financiar tudo, desde coisas maravilhosas até o holocausto. Se equipararmos o dinheiro à ganância, iremos bloquear o seu fluxo até nós. Se o equipararmos ao livre fluxo da abundância, ele encontrará seu caminho até nós mais facilmente.

O dinheiro é abundante. Está em todas as partes. Imagine, por um momento, a quantidade de dinheiro que flui pelas suas mãos em um espaço de um ano. A maior parte você não ficou, não é mesmo? Você apenas usou para comprar comida, roupa e etc. E você pagou seu aluguel ou hipoteca. Seu dinheiro foi convertido em bens e serviços para o seu uso, mas continuou a circular das suas mãos para as mãos de outras pessoas. Até mesmo o dinheiro que você colocou no banco foi emprestado para outras pessoas, para outras finalidades.

Agora imagine a quantidade de dinheiro que flui pelas mãos de todo mundo da sua família, na sua vizinhança e no seu local de trabalho. É muito dinheiro, não é? Ele vai fluindo, como um riacho. Agora imagine todo dinheiro que flui para dentro e para fora do supermercado e do banco que você tem conta. Inclua a fábrica do seu carro, a companhia elétrica e a de telefone. Agora estamos falando de um Rio de Dinheiro que flui por toda parte. Pare e observe isso algum dia. Você mal pode fazer um movimento para onde o dinheiro não esteja fluindo de uma mão para outra. E ninguém na verdade fica com o dinheiro. Eles apenas o utilizam, colocam em lugares que tem o nome deles. Contas bancárias são assim. Assim também são os imóveis, ações, fundos de pensão e outros parecidos.

Agora imagine todo esse dinheiro que vai para dentro e para fora das mãos do seu estado ou governo local. Mais adições ao Rio. E o dinheiro que vai pelas mãos, entrando e saindo do Governo Federal dos Estados Unidos? Inclua o Japão, Canadá, Austrália, o Oriente Médio e todos os países europeus. Grandes somas em dinheiro. Agora inclua o resto do mundo. Trilhões de dólares por dia trocam de mãos por todo o planeta e uma grande quantidade de bens e serviços são criados no processo. O Rio de Dinheiro, assim como a abundância espiritual, é ilimitado. Não há como medir o quão grande ele realmente é.

Você e eu estamos posicionados ao lado do Rio de Dinheiro, assistindo o seu curso de perto. Ele é tão largo que não conseguimos ver o outro lado. É tão profundo que ninguém consegue encontrar o fundo. E é nosso para usarmos, assim como é para todo mundo. Alguns de nós se aproximam do Rio de Dinheiro com pensamentos de escassez. Vamos com uma colher de chá para tirar menos do que o suficiente para as nossas necessidades. De alguma forma, pensamos que quanto mais tiramos, mais seremos gananciosos e menos haverá para os outros. Não percebemos que quanto mais usamos, mais criamos. Quanto mais usamos, mas criamos abundância para os outros através das coisas que compramos. Quanto mais usamos, mais liberdade temos de expandir o amor pelo mundo.

Algumas pessoas vêm do Rio de Dinheiro com uma xícara de chá. É melhor do que uma colher de chá. Outros vêm com um container de 5 galões. Eu venho com uma piscina. Ross Perot (Milionário americano) vem com um lago e Bill Gates vem com um Grand Canyon. Nenhum de nós, entretanto, sequer abalou o tamanho do Rio. O dinheiro flui através de nós e cria tudo, de empregos a programas de computador que transformam o mundo, até os vídeos de baixo custo da EFT (que também transformam o mundo).

Conforme falei, o dinheiro não é bom nem ruim. É uma energia abundante que flui no Rio e está disponível para todos nós. A sua “Bondade” ou “Ruindade” reside apenas nas percepções que são determinadas por nossas crenças. O que pensamos habitualmente, se torna nossa realidade.

Abraços, Gary.

 

 

Um forte abraço!

André Lima.

 

PS.: Se você gostou desse artigo e acredita que esse conhecimento pode ajudar outras pessoas, então clica em Curtir em algum lugar dessa página. Vou ficar muito grato!